Ações do mercado asiático fecham majoritariamente em queda com aperto monetário no radar

635
ásia

     Porto Alegre, 16 de dezembro de 2022 – Os principais índices de ações do mercado asiático fecharam o pregão desta sexta-feira majoritariamente em queda, ao fim de uma semana marcada pela expectativa em torno dos aumentos das taxas de juros nas principais economias ocidentais. A reabertura da China, após um longo período da controversa política “covid zero”, também esteve no radar dos investidores.

     Nesta semana, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), o Banco Central Europeu (BCE), o Banco da Inglaterra (BoE) e o Banco Nacional Suíço (SNB) optaram por aumentar suas taxas básicas de juros todos em 0,50 ponto percentual, à medida que lutam para controlar a inflação.

     Apesar da perspectiva de recessão global, os BCs sinalizaram a necessidade de mais aperto monetário para conter a disparada dos preços em suas respectivas economias.

     “O Fed tem enviado consistentemente uma mensagem ‘hawkish’, mas os mercados pareciam um pouco intoxicados com os recentes relatórios de inflação que mostraram uma desaceleração e foram menores do que o esperado. Para surpresa do mercado, Jerome Powell não se mostrou muito entusiasmado com os dados recentes da inflação, dizendo que mais evidências eram necessárias para convencer o Fed de que a inflação estava em ‘caminho de queda sustentada'”, diz o analista de mercado da Oanda, Kenny Fisher.

     Enquanto isso, as ações chinesas tiveram um desempenho melhor do que seus pares nesta sessão. Os papéis do setor imobiliário se destacaram depois que o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, disse na noite de quinta-feira que Pequim estava considerando novas medidas para apoiar o setor, caracterizando-o como um pilar para a economia. As informações são da Agência CMA.

     Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -1,87%, 27.527,12 pontos

Hang Seng (Hong Kong): +0,42%, 19.450,67 pontos

Xangai Composto (Xangai): -0,02%, 3.167,86 pontos

Kospi (Seul): -0,04%, 2.360,02 pontos

     Confira abaixo a variação semanal:

Nikkei 225 (Tóquio): -1,34%

Hang Seng (Hong Kong): -2,26%

Xangai Composto (Xangai): -1,22%

Kospi (Seul): -1,21%

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Yasmim Borges (yasmim.borges@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA