Porto Alegre, 4 de julho de 2023 – Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta terça-feira em queda, com os investidores sem direção clara devido ao feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos, que manteve Wall Street fechada na sessão de hoje.
“A falta de mudança nas orientações parece um tanto cautelosa, o que pode ajudar a explicar a fraqueza do preço das ações hoje. No entanto, essa cautela provavelmente é sensata, dada algumas críticas direcionadas ao setor em relação a acusações de ganância inflacionária, o que é uma ferramenta útil para políticos distraírem-se de suas próprias deficiências”, diz o analista-chefe de mercado da CMC Markets, Michael Hewson.
“Os bancos também recuaram à medida que enfrentam pressão para aumentar as taxas de poupança na mesma velocidade em que aumentam as taxas de empréstimo. Isso tem sido um refrão comum e algo a que os principais bancos sempre foram propensos, rápidos em reduzir as taxas de poupança e lentos em aumentá-las”, completa.
Enquanto isso, os números do comércio exterior alemão referentes a maio, divulgados mais cedo, mostraram uma queda mensal de 0,1% nas exportações e um aumento de 1,7% nas importações. Como resultado, o superávit comercial da Alemanha foi revisado para 14,4 bilhões de euros em maio, em comparação com os 18,4 bilhões de euros registrados em abril.
Amanhã, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) irá divulgar a ata de sua última reunião, após o presidente Jerome Powell indicar a possibilidade de “mais restrições chegando”. Atualmente, os mercados estão precificando uma probabilidade de 89,9% de um aumento de 0,25 ponto percentual (pp) nas taxas de juros em julho, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.
No que diz respeito às commodities, os preços do petróleo registraram alta nesta terça-feira, impulsionados pelo anúncio da Arábia Saudita de estender um corte voluntário na produção de petróleo de 1 milhão de barris por dia (bpd) para os meses de julho a agosto.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -0,10%, 7.519,72 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -0,22%, 16.037,88 pontos
CAC-40 (Paris): -0,23%, 7.369,93 pontos
FTSE MIB (Milão): -0,21%, 28.386,9 pontos
IBEX-35 (Madri): -0,56%, 9.584,00 pontos
SMI-20 (Zurique): -0,02%, 11.217,34 pontos
PSI-20 (Lisboa): -0,36%, 5.966,65 pontos
As informações partem da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA