Porto Alegre, 10 de outubro de 2023 – Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta terça-feira em alta, impulsionados pelo otimismo vindo dos Estados Unidos, enquanto os investidores seguem acompanhando a escalada das tensões no Oriente Médio.
As bolsas de Nova York estenderam os ganhos de ontem ao longo desta terça-feira, especialmente após comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), que sugeriram a possibilidade de não realizar mudanças nas taxas de juros em novembro.
“Seja devido a comentários dovish do Fed ou uma demanda moderada por títulos como refúgio, ou mais provavelmente uma combinação de ambos, observamos uma acentuada reprecificação quando se trata dos rendimentos de títulos nos últimos dias”, diz o analista-chefe de marcado da CMC Markets, Michael Hewson.
“O grande aumento nos rendimentos, observado após o relatório de folhas de pagamento de sexta-feira, desapareceu, enquanto os mercados de ações se recuperaram na esperança de que as repercussões dos terríveis eventos deste fim de semana em Israel sejam contidas, pelo menos por enquanto”, completa.
Enquanto isso, os investidores continuam a acompanhar a crise geopolítica em andamento e os conflitos em Israel e na Palestina. Israel lançou uma série de ataques aéreos na Faixa de Gaza em resposta a um ataque surpresa do grupo militante Hamas, que teve início no fim de semana. O governo israelense impôs um “cerco total” à já bloqueada e empobrecida Faixa de Gaza, interrompendo o fornecimento de alimentos, água e eletricidade para os cerca de dois milhões de residentes da região.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +1,82%, 7.628,21 pontos
DAX-30 (Frankfurt): +1,96%, 15.421,12 pontos
CAC-40 (Paris): +2,01%, 7.162,43 pontos
FTSE MIB (Milão): +2,30%, 28.318,2 pontos
IBEX-35 (Madri): +2,33%, 9.364,30 pontos
SMI-20 (Zurique): +1,66%, 11.001,69 pontos
PSI-20 (Lisboa): +1,91%, 6.056,96 pontos
As informações partem da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA