Ações da Europa fecham em alta com melhora no sentimento dos investidores

463

     Porto Alegre, 21 de dezembro de 2022 – Os principais índices de ações do mercado europeu fecharam o pregão desta quarta-feira em alta, à medida que novos dados reforçam uma melhora no sentimento dos investidores – abalado recentemente por comentários “hawkish” (propensos ao aperto monetário) dos dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e do Banco Central Europeu (BCE).

     O sentimento do consumidor da Alemanha deve mostrar uma pequena melhora em janeiro, de acordo com o índice divulgado pelo instituto GfK nesta quarta-feira.

     O indicador chegou a -37,8 pontos, mostrando uma melhora pequena, mas gradual, em relação aos -40,1 revisados no mês anterior, e aos -42,8 de outubro, uma vez que as medidas governamentais de energia ajudaram acalmar os mercados.

     “O aumento ocorre no momento em que as preocupações com o racionamento de gás na maior economia da zona do euro diminuem e a inflação mostra sinais de arrefecimento”, diz a analista de mercado do City Index, Fiona Cincotta.

     Enquanto isso, a política monetária segue no radar. As ações regionais caíram ontem após o BoJ inesperadamente alargar a banda de variação dos juros dos JGBs, como são conhecidos os bônus do governo do Japão, embora tenha mantido sua taxa de depósitos em -0,1%. O iene teve uma reação drástica à decisão, se valorizando fortemente em relação ao dólar.

     A decisão ocorreu após o BCE aumentar, na semana passada, sua principal taxa de juros de 1,5% para 2% e dizer que procuraria reduzir seu balanço patrimonial em cerca de 15 bilhões de euros (US$ 15,9 bilhões) todos os meses, de março de 2023 até o final do segundo trimestre. Segundo a autoridade monetária, os aumentos das taxas precisariam continuar “significativamente em um ritmo constante”.

     O Banco da Inglaterra (BoE) e o Banco Nacional da Suíça adotaram uma postura semelhante e também optaram por aumentos de 0,50 ponto percentual, acompanhando a decisão do Fed da última quarta-feira.

     Em meio a preocupações persistentes com uma possível recessão global, a incerteza sobre a reabertura econômica da China, enquanto o país luta contra um novo surto de infecções por covid-19, também está pesando nos mercados e limitando os ganhos.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:

FTSE-100 (Londres): +1,72%, 7.497,32 pontos

DAX-30 (Frankfurt): +1,58%, 14.091,05 pontos

CAC-40 (Paris): +1,60%, 6.565,04 pontos

FTSE MIB (Milão): +1,59%, 24.095,0 pontos

IBEX-35 (Madri): +1,29%, 8.303,90 pontos

SMI-20 (Zurique): +1,77%, 10.848,10 pontos

PSI-20 (Lisboa): +0,41%, 5.763,88 pontos

     As informações partem da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA