Ações da Europa fecham em alta com estímulos na China e à espera de dados econômicos

395

     Porto Alegre, 28 de agosto de 2023 – Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta segunda-feira em alta, após a China anunciar um pacote de medidas destinadas a impulsionar seus mercados financeiros. No entanto, a cautela permanece entre os investidores, que estão de olho nos próximos dados econômicos agendados para o final da semana.

     No último fim de semana, a China anunciou um conjunto de medidas destinadas a fortalecer seus mercados financeiros, com foco especial no mercado de ações. Uma das principais ações implementadas foi a redução do imposto de selo sobre as transações de ações, uma medida destinada a impulsionar o mercado de capitais e reforçar a confiança dos investidores.

     A reação foi sentida nas bolsas europeias, onde as ações de empresas ligadas à tecnologia e montadoras com exposição significativa à economia chinesa registraram ganhos notáveis. Contudo, apesar do otimismo inicial, os investidores estão cautelosos à medida que esperam pelos dados oficiais do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) programados para quinta-feira.

     Os investidores também estão na expectativa para dados econômicos vindos dos Estados Unidos, incluindo o aguardado relatório ISM sobre a indústria, números sobre emprego, inflação e gastos do consumidor. As projeções apontam para um aumento de 170 mil nas folhas de pagamento em agosto, com a taxa de desemprego permanecendo estável em 3,5%.

     Além disso, os números referentes à inflação na União Europeia (UE) nesta semana podem ter implicações significativas na decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre possíveis aumentos nas taxas de juros no próximo mês. O mercado está dividido sobre a possibilidade de uma nova alta em setembro, especialmente com a presidente do BCE, Christine Lagarde, reforçando em Jackson Hole a necessidade de uma política monetária restritiva.

     “A presidente do BCE, Christine Lagarde, também participou da reunião em Jackson Hole, mas assim como Powell, adotou uma abordagem cautelosa com comentários que já ouvimos mais de uma vez no passado. Lagarde afirmou que o caminho das taxas do BCE dependeria dos dados apresentados em cada reunião e que era crucial que as expectativas de inflação se mantivessem ancoradas na meta de 2%. Lagarde tentou parecer otimista, dizendo estar confiante de que os números da inflação pareceriam diferentes ao final de 2023”, diz o analista de mercado da Oanda, Kenny Fisher.

     “A inflação na zona do euro está caminhando na direção certa, mas ainda está alta em 5,3%. O banco central se reunirá novamente em 14 de setembro e não está claro se o BCE aumentará as taxas pela oitava vez consecutiva ou pausará para monitorar o desempenho da economia. A taxa de referência está relativamente baixa, em 3,75%, mas a economia da zona do euro não tem apresentado bons indicadores e taxas mais altas aumentam as chances de a frágil economia entrar em recessão”, completa.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:

FTSE-100 (Londres): fechado devido a um feriado

DAX-30 (Frankfurt): +1,04%, 15.795,09 pontos

CAC-40 (Paris): +1,32%, 7.324,71 pontos

FTSE MIB (Milão): +1,19%, 28.544,6 pontos

IBEX-35 (Madri): +1,77%, 9.490,10 pontos

SMI-20 (Zurique): +0,69%, 11.032,76 pontos

PSI-20 (Lisboa): +0,52%, 6.152,91 pontos

     As informações partem da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA