São Paulo, 26 de julho de 2024 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta sexta-feira em campo misto. Enquanto o movimento de venda de ações em Wall Street desacelerou ontem, a bolsa de Tóquio ampliou suas perdas recentes devido à expectativa de maior aperto monetário no Japão.
Ontem, as bolsas de Nova York tiveram um dia relativamente estável, com o Dow Jones subindo e o Nasdaq e o S&P 500 registrando quedas mais moderadas, após os três índices terem caído na quarta-feira (24) devido à forte queda das ações de grandes empresas de tecnologia.
Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 0,53% hoje, fechando em 37.667,41 pontos, aprofundando as perdas depois de entrar em território de correção ontem. Isso se deve às expectativas de que o Banco do Japão (BoJ) aumente os juros na próxima semana e novamente em outubro.
“Os dados divulgados esta semana aumentam, em geral, o risco de que o Banco do Japão mantenha as taxas de juros inalteradas na próxima semana. Embora a renda disponível das famílias tenha aumentado no primeiro trimestre, isso refletiu um impulso único de benefícios sociais que não se manterá. Mais preocupante para o BoJ é a queda acentuada na inflação dos serviços em Tóquio, embora os números mostrem que os aumentos de preços não são mais impulsionados principalmente por apenas alguns componentes”, diz Marcel Thieliant, chefe para a Ásia-Pacífico da Capital Economics.
Entre as empresas da região, a fabricante de chips Renesas Electronics caiu pelo segundo dia consecutivo, despencando mais de 5% nesta sexta-feira e liderando as perdas no índice. O preço das ações da Renesas atingiu o nível mais baixo desde abril.
A empresa registrou uma queda de 29% no lucro líquido no primeiro semestre do ano, com o Nikkei relatando que o presidente Hidetoshi Shibata admitiu que a empresa “subestimou a demanda por equipamentos industriais”. Diferente da maioria das empresas japonesas, o ano fiscal da Renesas começa em 1º de janeiro.
A liquidação de quinta-feira resultou na perda de 760 bilhões de ienes (US$ 4,9 bilhões) em sua capitalização de mercado em um único dia.
Algumas montadoras japonesas também registraram quedas. A Nissan caiu 3,88% após divulgar resultados decepcionantes para o primeiro trimestre encerrado em 30 de junho. O lucro operacional despencou mais de 99% em relação ao ano anterior, enquanto o lucro líquido caiu 72,9%.
Separadamente, a Reuters informou que a Honda fechará uma fábrica na China e interromperá a produção em outra planta, visando aumentar a produção de veículos elétricos. As ações da Honda caíram 0,28% nesta sexta-feira.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -0,53%; 37.667,41 pontos
Hang Seng (Hong Kong): 0,00%; 17.021,31 pontos
Xangai Composto (Xangai): +0,14%; 2.890,90 pontos
Kospi (Seul): +0,78%; 2.731,90 pontos
Confira abaixo a variação e a pontuação na semana:
Nikkei 225 (Tóquio): -5,98%
Hang Seng (Hong Kong): -2,28%
Xangai Composto (Xangai): -3,07%
Kospi (Seul): -2,27%
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Larissa Bernardes / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA