Porto Alegre, 18 de abril de 2023 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta terça-feira em campo, com os investidores avaliando os últimos dados econômicos da China bem como os resultados dos grandes bancos.
No primeiro trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) da China avançou anualmente em 4,5%, superando as expectativas dos analistas de um aumento de 4%, e ganhando força em comparação com o crescimento de 2,9% registrado nos últimos três meses do ano anterior. Essa melhoria surpreendente ocorreu após a reversão da política rigorosa de “covid zero” adotada por Pequim.
Além disso, em março, as vendas no varejo da China tiveram um aumento anual de 10,6%, o que foi muito maior do que o esperado. No entanto, a produção industrial ficou abaixo das expectativas, registrando um aumento de apenas 3,9%.
“A segunda maior economia do mundo cresceu 4,5% no primeiro trimestre, ao emergir das restrições ‘covid zero’ para se juntar ao resto do mundo vivendo com a doença. A transição provavelmente nunca seria perfeitamente suave, mas muitos dos dados que vimos nos últimos meses sugerem que ela foi relativamente bem-sucedida”, diz o analista sênior de mercado da Oanda, Craig Erlam.
“Mas os dados de terça-feira também destacam como a recuperação foi desigual. O consumidor vem fazendo muito o trabalho pesado e foi esse desempenho superior em março – as vendas no varejo subiram 10,6%, superando as expectativas – que permitiu a grande batida nos dados do PIB”, completa.
Enquanto isso, as atenções também se voltam à última rodada de lucros corporativos, em busca de pistas sobre a saúde das empresas globais, em especial os bancos norte-americanos. Nesta terça-feira, Goldman Sachs e Bank of America reportaram seus resultados.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +0,51%, 28.658,83 pontos
Hang Seng (Hong Kong): -0,63%, 20.650,51 pontos
Xangai Composto (Xangai): +0,23%, 3.393,33 pontos
Kospi (Seul): -0,19%, 2.571,09 pontos
As informações partem da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA