Ações da Ásia fecham mistas após acordo sobre teto da dívida dos Estados Unidos

519

     Porto Alegre, 29 de maio de 2023 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta segunda-feira em campo misto, com os investidores reagindo ao acordo alcançado entre o governo dos Estados Unidos e a oposição republicana para elevar o teto da dívida da maior economia global. Enquanto isso, na Coreia do Sul, as negociações foram suspensas devido a um feriado.

     No fim de semana, o governo Biden e a Câmara dos Representantes, comandada pelos republicanos, chegaram a um acordo crucial para elevar o teto da dívida dos Estados Unidos, evitando assim um possível calote. O projeto agora deve ser votado na quarta-feira (31).

     “Um sopro de alívio para os mercados financeiros globais, já que o governo da Casa Branca dos EUA e a Câmara controlada pelo Partido Republicano conseguiram fechar um acordo provisório de extensão e suspensão do teto da dívida que dura dois anos antes do recém-anunciado ‘X-Date’ de 5 de junho pela secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, antes que o governo dos EUA fique sem dinheiro para pagar suas obrigações”, diz o analista sênior de mercado da Oanda, Kelvin Wong.

     “No momento, trata-se de convencer as facções ‘hard-core’ de ambos os campos; os republicanos conservadores e os democratas progressistas a votarem a favor do acordo, que ainda tem um elemento de incerteza”, completa Wong.

Enquanto isso, na Ásia, os próximos dias prometem trazer importantes indicadores econômicos. A China divulgará o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) para maio, juntamente com a taxa de desemprego do Japão referente a abril.

Os analistas acreditam que o PMI chinês se manterá abaixo da marca de 50, que separa a contração do crescimento econômico, com uma previsão de 49,4, em comparação com a leitura de abril de 49,2.

Além disso, a taxa de desemprego do Japão para abril também será divulgada nesta semana. Esses dados fornecerão uma visão importante sobre o mercado de trabalho japonês e podem influenciar as perspectivas econômicas para o país.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): +1,03%, 31.233,54 pontos

Hang Seng (Hong Kong): -1,04%, 18.551,11 pontos

Xangai Composto (Xangai): +0,28%, 3.221,45 pontos

Kospi (Seul): fechado devido a um feriado

As informações partem da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA