Ações da Ásia fecham majoritariamente em queda apesar de sinais de apoio ao setor imobiliário chinês

524

Porto Alegre, 21 de novembro de 2023 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta terça-feira majoritariamente em queda, pressionadas pelo setor de tecnologia, apesar dos novos sinais de que o governo da China está se mobilizando para apoiar o setor imobiliário do país.

A Bloomberg informou na segunda-feira, citando fontes familiarizadas com o assunto, que os reguladores chineses estão elaborando uma lista com 50 incorporadores elegíveis para uma série de financiamentos. Diante da notícia, as ações da China Vanke subiram 3,0%, enquanto o Poly Developments & Holdings Group avançou 1,8%.

Segundo o analista de mercado do JPMorgan, Karl Chan, embora a medida possa ajudar a aumentar a confiança, é improvável que o evento marque o fim da inadimplência dos desenvolvedores.

“Direcionalmente, isso seria positivo, pois deveria aumentar a confiança tanto dos compradores de casas como dos bancos”, escreveu Chan numa nota. “Mas, se as vendas de propriedades de uma empresa não estatal se deteriorarem substancialmente, acreditamos que a maioria dos bancos ainda poderá estar relutante em estender o apoio, já que uma lista branca provavelmente servirá apenas como uma ‘referência'”, acrescenta.

Enquanto isso, ações do setor de tecnologia estiveram pressionadas nesta sessão, com Xiaomi e Lenovo apresentando quedas de 4,9% e 3,35%, respectivamente.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -0,10%, 33.354,14 pontos

Hang Seng (Hong Kong): -0,25%, 17.733,89 pontos

Xangai Composto (Xangai): -0,01%, 3.067,93 pontos

Kospi (Seul): +0,77%, 2.510,42 pontos

Com informações da Agência CMA.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA