Porto Alegre, 21 de dezembro de 2022 – Os principais índices de ações do mercado asiático fecharam o pregão desta quarta-feira majoritariamente em queda, com os investidores ainda reagindo à decisão do Banco do Japão (BoJ), que inesperadamente alargou a banda de variação dos juros dos JGBs, como são conhecidos os títulos do governo do país.
Nesta madrugada, o rendimento do JGB de 10 anos atingiu o maior patamar desde julho de 2015. O iene japonês também continuou a se fortalecer, subindo mais de 3% em relação ao dólar americano.
“Agora que a poeira baixou, a questão é o que vem a seguir do BoJ? O ajuste na faixa de controle de rendimento pode ser visto como um pequeno passo em direção à normalização, após décadas de uma política monetária ultrafrouxa”, diz o analista de mercado da Oanda, Kenny Fisher.
“Fala-se agora de o BoJ elevar as taxas para fora do território negativo no próximo ano, o que marcaria uma mudança radical na política. O BoJ se reúne em janeiro, e os mercados precificaram uma alta de juros de 22%”, completa.
Na China, a sessão também foi de perdas em meio a preocupações com a reversão desordenada das medidas contra a covid-19 em Pequim. Em meio a preocupações persistentes com uma possível recessão global, a incerteza sobre a reabertura econômica chinesa, enquanto o país luta contra um novo surto da doença, também está pesando nos mercados nesta semana.
Exceção na região, o índice Hang Seng de Hong Kong encerrou o pregão no campo positivo em meio à rumores de que o presidente-executivo, John Lee, deve viajar a Pequim como parte de sua visita anual até sábado para informar os líderes estaduais sobre a situação econômica, social e política da cidade.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -0,68%, 26.387,72 pontos
Hang Seng (Hong Kong): +0,34%, 19.160,49 pontos
Xangai Composto (Xangai): -0,17%, 3.068,41 pontos
Kospi (Seul): -0,19%, 2.328,95 pontos
As informações partem da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA