Porto Alegre, 29 de março de 2023 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta quarta-feira majoritariamente em alta, impulsionados pelo avanço do gigante do comércio eletrônico chinês Alibaba. Entretanto, dúvidas sobre a recuperação da China pressionaram a bolsa de Xangai.
O índice Hang Seng liderou os ganhos na Ásia nesta sessão, impulsionado pelo aumento de mais de 12% nas ações do Alibaba, um dia após o anúncio de que a companhia desmembrará suas operações em seis grupos distintos. O japonês Nikkei teve o segundo melhor desempenho do dia, com destaque para as ações de tecnologia e do setor automotivo. Enquanto isso, o sul-coreano Kospi avançou com a ajuda de investidores institucionais.
No entanto, em Xangai, os mercados caíram ligeiramente devido a uma série de balanços fracos de empresas locais e a uma expressiva queda nos lucros industriais do país no primeiro bimestre. Esses resultados abafaram o otimismo com o ritmo de recuperação da economia chinesa desde a reversão da chamada política de “covid zero”.
“A volatilidade nos mercados financeiros globais ainda não acabou; pode haver alguns altos e baixos pela frente. A China tem uma conta de capital mais aberta do que no passado e os eventos globais podem ter algum impacto no mercado chinês”, diz a economista-chefe para a Grande China do ING, Iris Pang.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +1,33%, 27.883,78 pontos
Hang Seng (Hong Kong): +2,06%, 20.192,40 pontos
Xangai Composto (Xangai): -0,16%, 3.240,06 pontos
Kospi (Seul): +0,37%, 2.443,92 pontos
As informações partem da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA