Porto Alegre, 13 de março de 2023 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta segunda-feira majoritariamente em alta, após reguladores nos Estados Unidos se mobilizarem durante final de semana para conter os impactos da falência do Silicon Valley Bank (SVB).
Ontem, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e outros reguladores garantiram que clientes do SVB terão acesso integral a seus depósitos. Além disso, o Fed anunciou um programa de emergência para evitar que a falência do banco se transforme numa crise sistêmica.
Na China, dezenas de empresas, especialmente do setor de saúde, divulgaram comunicados nos últimos dias para esclarecer que sua exposição ao SVB é irrelevante. Já na Europa, o HSBC anunciou hoje que irá adquirir o SVB UK, braço britânico do banco norte americano, pelo valor simbólico de uma libra.
Exceção na Ásia, o japonês Nikkei recuou neste pregão com investidores avaliando possíveis efeitos da quebra do Silicon Valley Bank.
“A semana está começando com um calendário de dados leves, mas os mercados estão agitados após o colapso repentino do Silicon Valley Bank (SVB). A quebra do SVB levantou temores de contágio, mas até agora os estragos parecem contidos e não pesaram muito sobre os grandes bancos.
O Fed e o Departamento do Tesouro intervieram rapidamente e disseram que os depositantes do SVB seriam protegidos, o que acalmou os mercados nervosos até certo ponto”, diz o analista de mercado da Oanda, Kenny Fisher.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -1,11%, 27.832,96 pontos
Hang Seng (Hong Kong): +1,95%, 19.695,97 pontos
Xangai Composto (Xangai): +1,20%, 3.268,70 pontos
Kospi (Seul): +0,67%, 2.410,60 pontos
As informações partem da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA