Porto Alegre, 4 de novembro de 2022 – Os principais índices de ações do mercado da Ásia fecharam o pregão desta sexta-feira majoritariamente em alta, após rumores de alívio tanto nas tensões entre China e Estados Unidos quanto nas restrições da covid-19 na segunda maior economia do mundo. Exceção na região, o japonês Nikkei recuou com balanços de tecnologia em foco.
A predominância do apetite por risco na Ásia veio depois de a Bloomberg informar, citando fontes, que Pequim pode relaxar as restrições do coronavírus para companhias aéreas. A severa política de “zero covid” adotada pela China vem impactando duramente o crescimento da atividade no país, o que preocupa os investidores.
“Rumores sobre um movimento iminente de ‘zero covid’ elevaram os mercados chineses esta semana, mas ainda não há evidências concretas de uma mudança. E mesmo que as autoridades estejam agora elaborando uma estratégia de saída, a necessidade de primeiro abordar a baixa cobertura vacinal entre os idosos significa que é improvável que uma mudança ocorra como muitos esperam”, diz o economista da Capital Economics, Julian Evans-Pritchard.
Além disso, a Bloomberg também informou que autoridades dos Estados Unidos concluíram antes do previsto uma primeira rodada de inspeções em companhias chinesas, o que foi interpretado como sinal de avanço no processo para impedir a saída de centenas de empresas da China das bolsas de Wall Street.
Em Tóquio, o dia foi de perdas, com as ações de tecnologia pressionadas após balanços fracos de empresas do setor no Japão.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -1,68%, 27.199,74 pontos
Hang Seng (Hong Kong): +5,36%, 16.161,14 pontos
Xangai Composto (Xangai): +2,43%, 3.070,80 pontos
Kospi (Seul): +0,83%, 2.348,43 pontos
Confira abaixo a variação semanal:
Nikkei 225 (Tóquio): +0,35%
Hang Seng (Hong Kong): +8,73%
Xangai Composto (Xangai): +5,31%
Kospi (Seul): +3,53%
Com informações da Agência CMA
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA