Porto Alegre, 4 de outubro de 2021 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam em queda, com incertezas sobre a endividada incorporadora chinesa Evergrande e em uma sessão de liquidez reduzida com as bolsas de Xangai e Seul fechadas devido a feriados locais.
A China Evergrande venderá uma participação majoritária em seu negócio de administração de imóveis por mais de US$ 5 bilhões, segundo a mídia chinesa, em um negócio que seria a maior venda de ativos já feita por uma incorporadora imobiliária endividada.
As ações da China Evergrande e sua unidade de gestão imobiliária tiveram suas negociações suspensas na Bolsa de Hong Kong antes do anúncio.
“A liquidez foi atingida na Ásia hoje, com a China continental e a Coreia do Sul em feriado”, disse o analista da Oanda, Jeffrey Halley. “Embora Wall Street tenha tido um bom desempenho na sexta-feira, as notícias de que a Bolsa de Hong Kong suspendeu as ações da Evergrande da negociação, e produtos estruturados relacionados, colocaram os nervos da China para trás e centro com investidores regionais”.
No Japão, as ações caíram puxadas pelo setor de tecnologia, e com os investidores concentrados nas políticas econômicas depois que Fumio Kishida foi eleito o novo primeiro-ministro do Japão.
Além disso, os investidores acompanham as negociações no Congresso de perto, enquanto legisladores debatem o teto da dívida antes do prazo este mês para aumentá-lo para que o governo possa pagar suas contas. Enquanto isso, democratas estão considerando reduzir o próximo pacote de gastos para melhorar suas chances de ser aprovado.
A administração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também deve revelar sua política comercial da China após uma revisão das tarifas de importação.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -1,13%, 28.444,89 pontos
Hang Seng (Hong Kong): -2,19%, 24.036,37 pontos
Com informações da Agência CMA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2021 – Grupo CMA