Ações da Ásia fecham em queda; Hong Kong cai 1% com tensão EUA-China

599

     Porto Alegre, 27 de outubro de 2021 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão em queda, liderados pela perda de 1,6% na Bolsa de Hong Kong, com baixas no setor de tecnologia e em meio a renovadas tensões entre os Estados Unidos e a China.

     “As ações de tecnologia têm estado entre os piores desempenhos em meio a tensões entre os Estados Unidos e a China, enquanto a inflação e o

nervosismo de crescimento persistem”, de acordo com o analista do IG Markets, Diego Morin.

     A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos votou terça-feira para cancelar a permissão da China Telecom para operar no país, citando preocupações de segurança nacional, lidando com o mais recente em série de golpes contra as principais empresas chinesas no país.

     “Enquanto isso, as autoridades chinesas disseram ao bilionário Hui Ka Yan para usar sua riqueza pessoal para aliviar a crise da dívida do Grupo Evergrande da China”, acrescentou Morin.

     Na Bolsa de Xangai, as ações caíram quase 1%, com perdas entre as mineradoras de carvão depois de Pequim sinalizar planos para estabilizar os preços do carvão no longo prazo.

     No Japão, os investidores estavam cautelosos antes das eleições de domingo para a Câmara dos Deputados, o que poderia prejudicar o apoio ao novo primeiro-ministro do país.

     Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

     Nikkei 225 (Tóquio): -0,03%, 29.098,24 pontos

     Hang Seng (Hong Kong): -1,57%, 25.628,74 pontos

     Xangai Composto (Xangai): -0,98%, 3.562,31 pontos

     Kospi (Seul): -0,77%, 3.025,49 pontos

     Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA