Porto Alegre, 19 de agosto de 2021 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam em queda, refletindo preocupações com a recuperação econômica global, após o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) sinalizar que está perto de retirar estímulos.
“As ações asiáticas caíram para seus níveis mais baixos este ano como um golpe duplo de preocupações sobre o crescimento global e o fim do soco de apoio do banco central leva os investidores nervosos à segurança”, disse o analista do FXTM, Lukman Otunuga.
A ata da reunião de julho do comitê de política monetária do Fed, divulgada ontem, mostrou que a maioria dos membros apoiou a redução gradual das compras mensais de ativos antes do final do ano. As ações em Wall Street ampliaram as perdas pelo segundo dia, com os principais índices caindo 1%.
Na Bolsa de Hong Kong, as ações caíram puxadas pelo segmento de tecnologia, na medida em que Pequim apertou ainda mais sua supervisão regulatória ao setor. Os papéis da Alibaba recuaram 5,5%, na sétima sessão consecutiva de perdas.
Ontem, a China identificou 43 aplicativos, incluindo o aplicativo de mensagens de bilhões de usuários Weixin da Tencent Holdings, por violar as regras de dados do usuário.
Além disso, os investidores seguem preocupados com o avanço de casos de covid-19, em especial devido à variante Delta do vírus, mais contagiosa. A Coreia do Sul relatou mais de 2 mil novos casos pela segunda vez na quinta-feira, enquanto luta para conter uma onda de infecções.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -1,10%, 27.281,17 pontos
Hang Seng (Hong Kong): -2,13%, 25.316,33 pontos
Xangai Composto (Xangai): -0,57%, 3.465,55 pontos
Kospi (Seul): -1,93%, 3.097,83 pontos
Com informações da Agência CMA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2021 – Grupo CMA