Ações da Ásia fecham em forte queda com papéis de chips derrubados por Intel; Japão despenca quase 6%

315

São Paulo, 2 de agosto de 2024 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta sexta-feira em forte queda, refletindo o pessimismo observado ontem em Wall Street e os resultados decepcionantes de grandes empresas de tecnologia, especialmente da Intel, que impactaram negativamente as ações de chips asiáticas.

Liderando as perdas na Ásia, o índice japonês Nikkei despencou 5,81% em Tóquio, encerrando o dia a 35.909,070 pontos. Esta foi a maior queda diária desde março de 2020, quando a pandemia de covid-19 começou, e marcou a primeira vez desde janeiro que o índice ficou abaixo dos 36.000 pontos.

A Daiwa Securities foi a maior perdedora no Nikkei, com uma queda de 18,85% em seu valor de mercado. Outras ações de destaque em queda incluíram o Softbank Group, que caiu mais de 8%, enquanto as empresas de comércio Mitsui e Marubeni registraram perdas de mais de 10% e 8%, respectivamente.

Os rendimentos dos títulos do governo japonês também recuaram, com o rendimento do JGB de referência a 10 anos caindo abaixo de 1%, atingindo seu nível mais baixo desde 17 de junho.

Ontem, as bolsas de Nova York fecharam em baixa, com quedas de 1,2% a 2,3%, após a divulgação de dados fracos nos Estados Unidos que geraram temores de um possível “pouso forçado” da maior economia do mundo. Além disso, após o encerramento dos pregões em Wall Street, as gigantes de tecnologia Intel e Amazon apresentaram resultados trimestrais abaixo das expectativas.

Os resultados da Intel, em particular, afetaram as ações de semicondutores asiáticos. No mercado taiwanês, a TSMC – maior fabricante de chips do mundo – caiu 5,94% hoje. Na Coreia do Sul, a Samsung Electronics registrou uma perda de 4,21%, enquanto no Japão, a Tokyo Electron despencou 12,09%.

Tejas Dessai, analista de pesquisa da fornecedora de fundos negociados em bolsa Global X, disse em uma nota de pesquisa na noite de quinta-feira que foi um “trimestre desafiador” para a empresa. No entanto, ele acrescentou que uma esperada alta na demanda por chips de IA deve ser uma boa notícia para as ações a longo prazo.

“Intel é um jogador chave no retorno da fabricação de chips para os Estados Unidos, o que os coloca em uma posição atraente para conquistar clientes de longo prazo que buscam garantir cadeias de suprimentos com produção local,” ele escreveu. “Até que o mercado amadureça nessas direções, no entanto, esperamos um caminho turbulento.”

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -5,81%; 35.909,70 pontos

Hang Seng (Hong Kong): -2,08%; 16.945,51 pontos

Xangai Composto (Xangai): -0,92%; 2.905,34 pontos

Kospi (Seul): -3,65%; 2.676,19 pontos

Confira abaixo a variação e a pontuação na semana:

Nikkei 225 (Tóquio): -4,67%

Hang Seng (Hong Kong): -0,45%

Xangai Composto (Xangai): +0,50%

Kospi (Seul): -2,04%

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA