Ações da Ásia fecham em alta na expectativa pela divulgação do CPI dos EUA

1317

São Paulo, 5 de abril de 2024 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta segunda-feira majoritariamente em alta, com os investidores no aguardo da divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, da sigla em inglês) dos Estados Unidos, que está previsto para amanhã (10).

Esse dado será importante para o mercado analisar o caminho que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) pode tomar para começar a reduzir as taxas de juros.

“Os mercados de ações parecem estar num padrão de espera neste momento e penso que isso continuará até termos mais clareza sobre a inflação e o estado da economia”, disse Dan Boardman-Weston, CIO da BRI Wealth Management. “Os mercados estão esperando para ver qual será o impacto da inflação e como isso mudará as expectativas de cortes nas taxas daqui para frente.”

O Nikkei do Japão foi o que liderou as altas na região, e a bolsa se aproximou novamente dos 40 mil pontos. O governador do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda, comentou que o órgão monetário deve reduzir ainda mais o estímulo monetário se a inflação continuar acelerando, o que antecipa outro aumento nas taxas no final do ano, alinhado com as previsões do consenso.

Embora Ueda tenha ressaltado que o banco central deve manter uma política monetária ultraexpansionista por enquanto, já que a inflação subjacente ainda não atingiu sua meta de 2%, ele acrescentou que “se as condições econômicas e de preços se moverem de acordo com nossas projeções atuais, a tendência inflacionária acelerará gradualmente. Se for assim, devemos considerar reduzir o grau de estímulo. Se isso acontecer ou não dependerá dos próximos dados”.

O único índice que fechou no vermelho foi o Kospi da Coreia do Sul, puxado pelas ações de eletrônicos e biotecnologia. O apetite por risco estava diminuindo com apostas crescentes dos investidores de que o Fed pode cortar as taxas menos vezes do que o esperado, após dados sólidos de empregos nos Estados Unidos.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): +1,08%, 39.779,13 pontos

Hang Seng (Hong Kong): +0,57%; 16.828,07 pontos

Xangai Composto (Xangai): +0,05%; 3.048,54 pontos

Kospi (Seul): -0,46%, 2.705,16 pontos

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Vanessa Zampronho / Agência CMA

Copyright 2024 – Grupo CMA