Porto Alegre, 4 de dezembro de 2020 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o último pregão da semana em alta, refletindo o otimismo com avanços em vacinas contra covid-19 e sinais de uma recuperação robusta na economia da China.
“Os ativos de risco parecem terminar a semana e o ano em alta”, de acordo com o analista do FXTM, Han Tan. “O apetite pelo risco está sendo apoiado pelo lançamento iminente da vacina contra covid-19”, acrescentou.
“O Reino Unido e a Rússia devem lançar suas respectivas vacinas na próxima semana, enquanto a Food and Drug Administration dos Estadso Unidos deve aprovar a vacina da Pfizer em 10 de dezembro. À medida que a população global embarca em sua jornada rumo à imunidade à Covid-19, isso também deve ajudar a economia mundial a se recuperar.
Além disso, os investidores aguardam os dados sobre o emprego nos Estados Unidos, que devem mostrar declínio na recuperação. A expectativa é pela abertura de 500 mil vagas em novembro, que seria a mais baixa desde que os estados norte-americanos começaram a aliviar as medidas de bloqueio em abril.
As preocupações com o avanço de casos do novo coronavírus pesaram na Bolsa de Tóquio, que fechou em queda. O governo da prefeitura de Osaka sinalizou ontem uma “luz vermelha” na medida em que os casos mais graves da doença estão aumentando, enchendo hospitais.
Na China, a expectativa é por dados fortes de importação e exportação de novembro, indicando recuperação na demanda, ao mesmo tempo em que preocupações com renovadas tensões com os Estados Unidos limitaram os ganhos em Xangai e Hong Kong. O Pentágono sancionou as empresas chinesas SMIC e CNOOC.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -0,22%, 26.751,24 pontos
Hang Seng (Hong Kong): +0,40%, 26.835,92 pontos
Xangai Composto (Xangai): +0,07%, 3.444,58 pontos
Kospi (Seul): +1,31%, 2.731,45 pontos
Veja a variação dos índices no acumulado da semana:
Nikkei 225 (Tóquio): +0,40%
Hang Seng (Hong Kong): -0,22%
Xangai Composto (Xangai): +1,06%
Kospi (Seul): +3,72%
Com informações da Agência CMA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2020 – Grupo CMA