Ações da Ásia encerram em baixa com temores sobre setor imobiliário chinês

521

     Porto Alegre, 27 de novembro de 2023 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta segunda-feira em queda, com os investidores preocupados com os setores imobiliário e bancário chineses, que vem apresentando seguidos problemas com pagamentos de dívidas.

     Um deles, o Zhongzhi Enterprise Group, que gerencia ativos financeiros e imobiliários, na semana passada declarou sua insolvência. Outros conglomerados imobiliários também vêm apresentando problemas, como o Logan Group, China Vanke, Sunacy O Grupo Longfor registrou perdas que chegaram a 8%.

     “Há várias décadas que a China tem perseguido esta bolha imobiliária – e para criar esta bolha, ou para alimentar o crescimento na China, eles precisavam de capital. Então começaram a receber muito dinheiro de investidores individuais que ofereciam retornos muito, muito elevados. E isso funcionou por um bom tempo porque os preços dos imóveis estavam subindo e é uma situação vantajosa para todos”, diz Andrew Collier, especialista em sistema bancário paralelo da Orient Capital Research.

     Já a cidade de Shenzhen, um dos maiores polos industriais e tecnológicos da China, vem tomando providências para estimular o setor imobiliário. “A cidade flexibilizou as políticas hipotecárias para reanimar o mercado imobiliário. Shenzhen aplicará uma taxa de entrada mais baixa, reduzindo a proporção para compradores de segunda viagem de 70% para 40%. Pequim e Xangai estão entre as poucas cidades que ainda aplicam políticas hipotecárias rigorosas”, diz Paul Walton, analista de mercado da CityIndex.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -0,53%, 33.447,67 pontos

Hang Seng (Hong Kong): -0,20%, 17.525,06 pontos

Xangai Composto (Xangai): -0,30%, 3.031,70 pontos

Kospi (Seul): -0,04%, 2.495,66 pontos

     As informações partem da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA