São Paulo, 17 de fevereiro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta segunda-feira majoritariamente em alta, com os investidores analisando o crescimento do PIB japonês do quarto trimestre acima do esperado e uma reunião do presidente chinês, Xi Jinping, com empresários do país.
O PIB do Japão do quarto trimestre subiu 0,7% em base trimestral na primeira leitura, bem acima do 0,3% do trimestre anterior. “Esse resultado foi muito mais forte do que a maioria havia antecipado e significou que a produção aumentou 1,2% no último ano. Embora isso seja modesto pelos padrões internacionais, é duas vezes mais rápido do que a estimativa do Banco do Japão (BoJ) para a taxa sustentável de crescimento do PIB da economia. Consequentemente, a medida do hiato do produto pelo Banco deve ter se reduzido no final do ano passado”, afirma Marcel Thieliant, chefe de economia da Ásia-Pacífico da Capital Economics.
“Os dados do PIB de hoje mostram que a economia continua a crescer de forma estável, com resultados do 4o trimestre de 2024 mais fortes do que o esperado e uma revisão para cima do crescimento do 3o trimestre de 2024 (de 0,3% para 0,4%). A forte demanda global por semicondutores parece ter impulsionado as exportações e os gastos com investimentos (capex), enquanto a demanda doméstica apresentou uma leve desaceleração em comparação com o trimestre anterior”, diz Min Joo Kang, economista sênior para o Japão e Coreia do Sul da ING.
Outro evento que se destaca foi a reunião do presidente chinês, Xi Jinping, com empresários do país. Em um raro encontro na segunda-feira com alguns dos maiores nomes do setor de tecnologia da China, Xi pediu para que eles “mostrem seu talento” e tenham confiança no poder do modelo e do mercado da China.
O movimento pró-negócios, uma reviravolta na abordagem de Pequim em relação aos seus gigantes da tecnologia após uma repressão regulatória de quatro anos atrás, refletiu a preocupação dos formuladores de políticas sobre uma desaceleração no crescimento e os esforços dos Estados Unidos para limitar o desenvolvimento tecnológico da China.
“É um reconhecimento tácito de que o governo chinês precisa de empresas do setor privado para sua rivalidade tecnológica com os Estados Unidos”, disse Christopher Beddor, vice-diretor de pesquisa da China na Gavekal Dragonomics em Hong Kong.
Esse encontro fez o mercado de Xangai fechar em alta, e o de Hong Kong em leve queda, perto da estabilidade. Já o Nikkei japonês fechou em alta, liderado pelo crescimento maior do PIB. O sul-coreano Kospi também subiu, com os setores químico e de defesa liderando as altas.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +0,06%; 39.174,25 pontos
Hang Seng (Hong Kong): -0,02%; 22.616,23 pontos
Xangai Composto (Xangai): +0,27%; 3.355,83 pontos
Kospi (Seul): +0,75%; 2.610,42 pontos
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA