Porto Alegre, 18 de dezembro de 2023 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta segunda-feira majoritariamente em queda, com os investidores cautelosos avaliando a situação econômica global. Na Coreia do Sul, o dia foi de alta, com as ações do setor de defesa liderando os ganhos.
Na semana passada, os mercados globais foram impulsionados pela decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), que optou por manter as taxas de juros inalteradas e indicou planos de três cortes ao longo de 2024.
Contudo, a euforia foi substituída por um clima de cautela nesta segunda-feira. O sentimento fraco em relação à recuperação da China contribuiu para o pessimismo, com os investidores aguardando por mais estímulos econômicos por parte da segunda maior economia do mundo.
Nesta semana, as atenções estarão voltadas à decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ). A pesquisa da Reuters com economistas prevê a manutenção da taxa básica de juros do BoJ em -0,1%. Além disso, os investidores acompanharão na quarta-feira a divulgação das taxas preferenciais de empréstimo pela China.
“O governador Kazuo Ueda está diante das opções de manter a mensagem amplamente inalterada, desapontando as expectativas otimistas do mercado, ou dar indícios sobre o estado da discussão sobre um aumento da taxa e potencialmente sugerir um cronograma tentativo”, dizem os especialistas do ING.
“O bom desempenho do iene recentemente, à medida que as taxas globais diminuíram, certamente está aliviando um pouco a pressão, mas os dados estão começando a se mostrar cada vez mais inconsistentes com a postura ultra-dovish do BoJ”, completam.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -0,64%, 32.758,98 pontos
Hang Seng (Hong Kong): -0,97%, 16.629,23 pontos
Xangai Composto (Xangai): -0,40%, 2.930,80 pontos
Kospi (Seul): +0,13%, 2.566,86 pontos
As informações são da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Ritiele Rodrigues (ritiele.rodrigues@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA