Ações asiáticas encerram em queda com aumento na tensão no Oriente Médio no final de semana

667

    São Paulo, 15 de abril de 2024 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta segunda-feira majoritariamente em queda, com os traders sentindo os efeitos dos ataques do Irã a Israel no decorrer do final de semana.

    Os principais riscos para a economia global são saber se isto agora se transforma num conflito regional mais amplo e qual será a resposta nos mercados energéticos, disse Neil Shearing, economista-chefe do grupo Capital Economics.

    Um aumento nos preços do petróleo complicaria os esforços para trazer a inflação de volta à meta nas economias avançadas, mas só terá um impacto material nas decisões do banco central se os preços mais elevados da energia se transformarem na inflação subjacente.

    Os mercados também analisam as possibilidades de o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) manter as taxas de juros inalteradas nas próximas reuniões, por conta da inflação ainda em ritmo elevado.

    Atualizamos as nossas previsões para o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), adiando o momento do início do ciclo de corte das taxas de juro para setembro de 2024, em relação a julho anterior, disse Kristina Clifton, economista sénior do Commonwealth Bank of Australia.

    “A inflação dos Estados Unidos tem sido mais forte do que o esperado durante os primeiros três meses de 2024. Esperamos que seja necessária uma série de impressões de inflação de 0,2% ao mês ou menos para dar ao Fed a confiança de que a inflação pode permanecer sustentadamente mais baixa e que as taxas de juro não precisam permanecer em um nível restritivo.”

    O único índice que fechou em alta foi o de Xangai, por conta da expectativa a respeito da leitura do PIB do primeiro trimestre, que será divulgado hoje às 23h (horário de Brasília). Além disso, o Banco do Povo da China (PBoC, o banco central do país) divulgou a manutenção em 2,5% de uma de suas taxas de juros, a de médio prazo (MLF).

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -0,74%, 39.232,80 pontos

Hang Seng (Hong Kong): -0,72%; 16.600,46 pontos

Xangai Composto (Xangai): +1,26%; 3.057,38 pontos

Kospi (Seul): -0,42%; 2.670,43 pontos

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA