Porto Alegre, 14 de abril de 2022 – A suinocultura brasileira, um dos setores mais atuantes do agro no país, passa por uma crise sem precedentes com o alto custo de produção, baixo preço pago no quilo do suíno, além da grande oferta no mercado após a queda do consumo interno e na estabilização da China, principal comprador do Brasil e o maior consumidor de carne suína no mundo.
Para combater a crise, que necessita de medidas imediatas, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), realiza junto ao Instituto Pensar Agro (IPA), o Encontro Político da Suinocultura, no dia 26 de abril (terça-feira), a partir das 19h, em Brasília.
O evento contará com a participação de lideranças do setor de todo o Brasil como suinocultores independentes e presidentes de associações que levarão as principais demandas da suinocultura para deputados e senadores atuantes no agronegócio e para novo ministro do Ministério do Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de, juntos, encontrarem caminhos que atendam os produtores e fortaleçam a suinocultura nacional.
Suinocultura brasileira
Em 2021 o PIB da suinocultura foi de R$ 122 bilhões, sendo a oitava atividade agropecuária que mais contribui para o Valor Bruto da Produção Agropecuária. É considerada também uma atividade de cunho social, empregando diversas famílias no interior do Brasil. Além disso, o Brasil é o 4o maior produtor e exportador de carne suína no mundo, mostrando a força do país na atividade.
Lista de convidados
Casa Civil: Ministro: Ciro Nogueira
CNA: Presidente João Martins
MAPA: Ministro Marcos Montes Cordeiro
ME: Subsecretaria de Política Agrícola e Meio Ambiente
Senadores: Luiz Carlos Heinze (PP); Izalci Lucas Ferreira (PSDB); Dário Berger (MDB); Simone Tebet (MDB); Soraya Thronicke (União).
Deputados: Covatti Filho (PP); Evair de Melo (PP); Sérgio Souza (MDB); Alceu Moreira (MDB); Giovani Cherini (PL); Jerônimo Goergem (PP); Arnaldo Jardim (Cidadania 23); Domingos Sávio (PSDB); Tereza Cristina (Dem); Aline Sleutjes (União); Flávia Arruda (PL).
As informações partem da assessoria de imprensa da ABCS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA