Porto Alegre, 26 de janeiro de 2026 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, ao longo de fevereiro os maiores volumes de chuvas pelo Brasil deverão ficar concentrados na faixa central.
Para a última semana de janeiro, o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos ressalta que s chuvas sobre o Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil ocorrerão em forma de pancadas. “Hoje estão previstas chuvas sobre Rondônia, Mato Grosso, Goiás e São Paulo. Há chance de retorno das chuvas sobre o Mato Grosso do Sul, enquanto na Região Sul o tempo seguirá aberto”, destaca.
A partir de amanhã, as precipitações devem ganhar intensidade no Paraguai, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Na Região Sul e no Matopiba, o tempo deve seguir aberto até a metade da semana.
Do meio de semana em diante, Santos informa que chuvas em forma de pancadas são esperadas em boa parte do Brasil, exceto em parte do Rio Grande do Sul. “Precipitações melhores no Rio Grande do Sul estão previstas a partir do início da próxima semana”, acrescenta.
Santos destaca ainda que a La Niña deve perder força já a partir de fevereiro, trazendo uma maior regularidade das chuvas para a Região Sul, especialmente para o Rio Grande do Sul.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2026 – Grupo CMA





