São Paulo, 30 de dezembro de 2025 – Nesta terça-feira, os mercados operam normalmente, mas as negociações devem ter liquidez reduzida, já que boa parte dos traders está fora das mesas de operação. O mercado acompanha o caso do Banco Master e a divulgação dos últimos indicadores aqui e no exterior.
A Polícia Federal vai colher, nesta terça-feira (30), a partir das 14h, os depoimentos do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e do diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil, Ailton de Aquino Santos.
Após as oitivas, a delegada responsável pelo caso vai avaliar se há divergências relevantes entre as versões apresentadas. Se ela entender necessário, poderá determinar a realização de uma acareação entre os envolvidos.
Todo o procedimento será acompanhado por um juiz auxiliar do gabinete do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), e por um representante do Ministério Público.
Nos Estados Unidos, o Departamentos de Energia (DoE) informou que os estoques de petróleo dos Estados Unidos subiram em 400 mil barris, ou 0,4 %, na semana encerrada em 19 de dezembro, para 424,8 milhões de barris. Analistas previam queda de 2,6 milhões de barris. A divulgação dos estoques, marcada para o dia 24 de dezembro, foi reagendada para ontem (29) às 12h30, mas foi apenas publicada no final da tarde de ontem.
Na manhã de hoje, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou as Sondagens do Comércio e de Serviços referentes a dezembro. O índice de Confiança do Comércio avançou 0,2 ponto em dezembro, para 90,1 pontos, em sua quarta alta consecutiva. Em médias móveis trimestrais, houve avanço de 1,8 ponto, para 88,7 pontos. O índice de Confiança de Serviços avançou 0,5 ponto em dezembro, para 90,6 pontos, a segunda alta seguida. Na média móvel trimestral, o índice aumentou 0,5 ponto, para 88,9 pontos.
Outro indicador local divulgado nesta terça-feira foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desocupação caiu a 5,2% no trimestre móvel encerrado em novembro de 2025, com variação significativa (-0,4%) em relação ao trimestre de junho a agosto (5,6%). O resultado veio abaixo das expectativas do mercado financeiro, de 5,4%, conforme o Termômetro Safras, e foi o menor da série histórica, iniciada em 2012.
Às 14h, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, divulga nesta terça-feira (30) os resultados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) referentes ao mês de novembro.
Às 16h, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) publica a ata da reunião dos dias 9 e 10 de dezembro.
Já na véspera de Ano Novo (31/12), não há indicadores locais previstos e os mercados fecham às 15h (horário de Brasília).
Nos Estados Unidos, amanhã (31), às 10h30, o Departamentos de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) publica as exportações semanais de grãos pendentes referentes à semana do dia 18 de dezembro; às 12h30, a posição dos estoques de petróleo até sexta-feira da semana passada (26/12) será publicada pelo Departamento de Energia (DoE). A divulgação está sujeita a alteração por conta do feriado de Ano Novo.
Já na quinta-feira, 1 de janeiro de 2026, a FGV divulga, às 8h, o IPC-S referente à 4a quadrissemana de dezembro. Nesta data, os mercados não operam devido ao feriado de Ano Novo.
Corporativo
O DOF Group ASA anunciou nesta terça-feira um novo contrato de longo prazo para RSV no Brasil. Segundo a empresa, após o mesmo processo de licitação competitivo que resultou na adjudicação e seis contratos de RSV com duração de 4 anos, anunciados anteriormente, a DOF assinou um novo contrato de 4 anos com a Petrobras para o RSV Skandi Caommander. O valor do contrato é de aproximadamente US$ 150 milhões.
A Petrobras interrompeu temporariamente a produção na plataforma P-69, no campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos. A empresa disse que as paralisações não trouxeram impacto à produção, e o abastecimento ao mercado segue garantido, sem alterações. As equipes de contingência foram mobilizadas onde necessário. Com relação à interrupção temporária da produção na P-69, localizada na Bacia de Santos, disse estar relacionada a procedimento de rotina de segurança e que a produção da P-69 foi retomada em poucas horas e segue sendo normalizada. Além disso, a Petrobras destacou que a ocorrência não tem qualquer relação com o movimento de greve. Já o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP), filiado à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), atribuiu a interrupção na produção da P-69 às paralisações da categoria.
A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou na segunda-feira (29/12) a prorrogação, por 180 dias, da suspensão temporária da comercialização de biodiesel entre distribuidores congêneres, anteriormente prevista para o período de 1 de maio a 31 de dezembro de 2025. A ANP disse que a extensão aprovada ontem (29) foi necessária para que a agência aprofunde análises sobre os efeitos da vedação. A decisão também atende a pedidos de prorrogação do prazo de suspensão encaminhados à ANP por agentes econômicos do mercado de combustíveis.
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) disse que intensificou sua atuação direta junto à Petrobras e à Transpetro, e busca de uma solução negociada para os impasses que mantêm os trabalhadores do Norte Fluminense em greve, em nota enviada no final da tarde de segunda-feira (29). A iniciativa tem como objetivo solucionar o conflito na mesa de negociação e evitar os efeitos negativos de um Dissídio Coletivo de Greve, cujas audiências estão agendadas para os dias 2 e 6 de janeiro, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. A proposta de encaminhamento para a solução do conflito, intermediada pela FUP, será submetida à avaliação dos trabalhadores do Norte Fluminense em assembleia convocada pelo Sindipetro-NF, nesta terça-feira, às 10h.
O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), concluiu mais uma etapa decisiva para garantir o futuro do Porto de Itajaí (SC). O MPor aprovou a versão final dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para o arrendamento definitivo do complexo de Itajaí. Os documentos foram encaminhados na sexta-feira (26) à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que fará a elaboração das minutas de edital e de contrato. A previsão é que o leilão seja realizado no primeiro semestre de 2026.
A S&P Global retirou seus ratings de crédito de longo e curto prazo para o Banco de Brasília, a pedido da própria instituição. As notas eram “B-” no longo prazo e “B” no curto prazo e estavam em observação com implicações negativas, indicando risco de rebaixamento. A agência de classificação de riscos disse que os ratings refletiam margens apertadas e baixa rentabilidade do banco, capital restrito e questões de governança e gestão de risco. Sobre este último aspecto, a S&P cita as investigações sobre suposta fraude em empréstimos adquiridos do Banco Master.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA

