São Paulo, 16 de dezembro de 2025 – A Petrobras informa que foi notificada pela Novonor (ex-Odebrecht) e sua subsidiária NSP Investimentos, sobre a celebração de um acordo relativo à Braskem. A companhia disse que vem avaliando a celebração de um novo acordo de acionistas com as partes envolvidas, e que irá acompanhar os desdobramentos do fato comunicado e analisará os termos e condições da potencial transação para, se aplicável e no momento oportuno, decidir sobre o eventual exercício, ou não, destes direitos previstos no acordo de acionistas.
A Petrobras detém 47,0% do capital votante e 36,1% do capital total da Braskem, e a Novonor, 50,1% e 38,3%, respectivamente.
Conforme regras previstas no acordo de acionistas vigente da Braskem, a Petrobras tem os direitos de preferência e de tag along, aplicáveis em determinadas hipóteses de transferência das ações detidas pela NSP Inv. na Braskem.
A Petrobras reitera que qualquer decisão definitiva seguirá as práticas de governança da companhia, os procedimentos internos aplicáveis e eventuais aprovações de órgãos reguladores, sendo tempestivamente informada ao mercado.
A Novonor celebrou um acordo de exclusividade com Shine I Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) de Responsabilidade Limitad gerido pela Vórtx Capital Gestora de Recursos Ltda. e assessorado pela IG4 Sol. Ltda., concedendo ao FIDC um prazo de 60 dias para concluir a negociação de uma potencial transação com a Novonor envolvendo ações da Braskem detidas pela NSP Inv. e os créditos detidos por determinadas instituições financeiras em face do grupo Novonor, os quais são garantidos pelas referidas ações da Braskem, em estrutura a ser negociada e definida de boa-fé entre as respectivas partes envolvidas.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA

