São Paulo, 28 de outubro de 2025 – A Petrobras informa que o FPSO Almirante Tamandaré, que opera no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, atingiu a vazão recorde instantânea equivalente a 270 mil barris de óleo por dia (bpd) no último sábado (25/10). Em média, a produção da plataforma supera 250 mil bpd ao longo do mês de outubro, representando um volume acima de sua capacidade nominal de 225 mil bpd.
O projeto da plataforma, afretada à SBM Offshore, já contempla margens que possibilitam alcançar produção de até 270 mil bpd em alguns momentos, sem necessidade de obras.
Essa iniciativa faz parte de uma série de ações que a companhia tem implementado para aumentar a produção por meio de ganhos de eficiência. Todas essas ações seguem os rigorosos procolos de segurança e são precedidas de análises criteriosas de engenharia e das devidas anuências dos órgãos reguladores.
Campo de Búzios
O FPSO Almirante Tamandaré integra o Projeto Búzios 7, que compõe o sexto sistema de Búzios a entrar em operação, e contribuirá para que o campo alcance a produção de 1 milhão de barris de óleo por dia até o fim deste ano. Em breve, espera-se que se torne o maior campo de produção da Petrobras.
O projeto Búzios 7, que além da plataforma Almirante Tamandaré, inclui toda a infraestrutura submarina, como dutos e poços, receberá nesta semana o Prêmio OTC Brasil Distinguished Achievement Award for Companies, da Offshore Technology Conference, um dos mais importantes eventos mundiais de tecnologia voltado para o setor de petróleo e gás offshore.
Azevedo & Travassos vence licitação da Petrobras
A Azevedo e Travassos (A&T), por meio de sua controlada Heftos, informa que, em 26 de outubro, assinou contrato com a Petrobras, objeto da licitação referente à oportunidade “EPC 12 Utilidades”, no âmbito da área de suprimentos da estatal, no valor global de R$ 1,3 bilhão
O contrato foi assinado pelo consórcio formado pela Heftos e pela Construtora Colares Linhares S.A., sob a proporção de 80% e 20%, respectivamente, com proposta considerada a mais vantajosa pela Petrobras, prazo de execução de 40 meses, para Projeto Executivo, Suprimentos, Construção e Montagem, Comissionamento e Testes para a implantação do escopo de Utilidades – Sistema de Geração e Distribuição de Vapor (U-5131); Sistema de Geração de Energia Elétrica (U-5147) Sistema de Água de Resfriamento (U-5604); Subestação Elétrica (SE-5147); Sistema de Gás Combustível (U-5135); Sistema de Ar de Instrumento e de Serviço (U-5136); Sistema de Gás Inerte (U-5950); Sistema de Água de Resfriamento para Utilidades (U-5606); Sistema de Armazenamento de Produtos Químicos (U-6825) d Subestação Elétrica (SE-5606). As obras serão executadas na região de Itaboraí, RJ.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA

