São Paulo – De acordo com a S&P Global, o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de Serviços caiu a 46,3 pontos em setembro após ter atingido 49,3 em agosto. O resultado se afastou da linha divisória, sugerindo desaceleração da economia.
De acordo com a diretora associada da S&P Global Pollyanna de Lima, “os provedores de serviços brasileiros estão encontrando pequenos motivos para ter esperança, mesmo enquanto navegam em águas econômicas turbulentas, evidenciadas pela confiança positiva nos negócios e pela criação de empregos”.
“No entanto, os números do PMI para setembro trouxeram notícias preocupantes sobre a atividade de serviços, que
registrou uma das quedas mais acentuadas desde o início de 2021. As empresas também ficaram entre a cruz e a espada quando o assunto foi preços. Os custos de insumos voltaram a subir substancialmente, levando as empresas a aumentar seus preços em um momento em que a demanda do consumidor já está frágil. Pelo menos as taxas de inflação diminuíram em relação a agosto”, acrescentou Lima.

