São Paulo, 25 de setembro de 2025 – Nesta quarta-feira, o destaque da agenda de indicadores é a divulgação, às 9h, do Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de setembro, considerado uma prévia da inflação oficial.
O mercado também digere o Relatório de Política Monetária (RPM) do terceiro trimestre, apresentado a pouco pelo Banco Central, com dados sobre juros, crédito e inflação, que serão comentados pelo presidente da autoridade monetária, Gabriel Galípolo, às 11h. Às 15h, ele também participa de reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Segundo o Relatório de Política Monetária (RPM), o Banco Central projeta IPCA em setembro em 0,62% e acumulado em 12 meses 5,32%. Para outubro, a indicação é de 0,23% e 4,97%, respectivamente. Para novembro, as previsões são de 0,22% e 4,80%. Para dezembro, previsão indo a 0,53% e 4,81%.
O BC também reduziu a previsão para a inflação em 2025 em 0,1 ponto percentual para 5,3%, na comparação com junho. Para 2026, a previsão foi elevada em 0,2 ponto para 4%. Para 2027, a projeção ficou inalterada em 3,3%.
As metas de inflação são de 3%, com limite mínimo de 1,5% e máximo de 4,5%. No horizonte relevante para a política monetária, primeiro trimestre de 2027, a projeção é uma inflação de 3,4%, estável.
O mercado também segue atento à tramitação de projetos em Brasília. As discussões continuam centradas na proposta de anistia, após o Senado arquivar a PEC da Blindagem.
Nos Estados Unidos, os destaques da agenda são a revisão do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, com expectativa de crescimento anual de 3,3%, e os pedidos semanais de seguro-desemprego, com previsão de 235 mil pedidos.
No âmbito corporativo, o mercado deve monitorar as ações da Petrobras, após a companhia informar que recebeu, nesta quarta-feira, 24/9, aprovação do Ibama para a Avaliação Pré-Operacional (APO), o simulado de resposta a emergência realizado pela companhia em agosto deste ano, como etapa final do processo de licenciamento ambiental do bloco FZA-M-59, localizado em águas profundas do Amapá. O despacho publicado pelo Ibama recomenda a concessão da licença de operação após a constatação, pela equipe técnica, da incorporação nos planos das melhorias e correções solicitadas no parecer”.
A Petrobras disse que irá revisar o plano conforme as observações apontadas no parecer e reapresentará o documento ao Ibama até esta sexta-feira, 26/9.
O Assaí disse que decidiu processar o Grupo Casino, controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA), e pedir o bloqueio das ações da companhia no GPA, após ter recebido uma notificação da Receita Federal por contingências fiscais do GPA. A ação do Assaí foi protocolada no fim da tarde desta quarta-feira (24) na Vara Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem em São Paulo.
O Pão de Açúcar informa que tomou conhecimento por meio de fato relevante divulgado ontem (24) pelo Assaí.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA

