Porto Alegre, 10 de setembro de 2025 – A Sociedade Rural Argentina (SRA) realizou uma reunião na cidade de 9 de Julio, uma das regiões mais afetadas pelas recentes inundações, com a presença de produtores, associados e autoridades locais.
Durante o encontro, foi destacado que mais de um milhão de hectares estão afetados e que a falta de avanços em infraestrutura nos últimos 40 anos agrava ainda mais a situação. Os produtores reivindicaram a limpeza de valas, bueiros e a realização de estudos técnicos para organizar as sub-bacias hidrográficas.
O engenheiro hidráulico Marcelo Rastelli analisou o estado atual do Plano Diretor da Bacia do Rio Salado, apontando que as obras de canalização e dragagem iniciadas em 2003 visam aumentar a capacidade do rio, mas seus efeitos serão graduais devido à saturação dos solos e à concentração das chuvas.
O encontro reafirmou o compromisso da SRA em apoiar os produtores, promover o desenvolvimento do setor e fortalecer o vínculo com as comunidades locais.
Estiveram presentes o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Sergio Iraeta; a prefeita María José Gentile; e o presidente da Câmara de Comércio local, Diego Baztarrica.
As informações são da Agência Safras News LatAm.
Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA





