Porto Alegre, 29 de agosto de 2025 – Em publicação feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o ministro Carlos Fávaro destacou que o Brasil encerrou mais uma missão governamental e empresarial no México trazendo boas notícias para a agropecuária.
Fávaro destacou que haverá a continuidade do PACIC, que garantirá às importações brasileiras por parte do México um fluxo corrente e crescente.
Na avicultura, Fávaro destacou que a regionalização será válida como critério para envio de produtos do Brasil ao México em casos de gripe aviária.
O ministro disse que, como ação complementar, foi definido a realização de auditorias mexicanas no Brasil para ampliar o número de plantas habilitadas de suínos, bovinos e aves aptas a exportar.
Fávaro mencionou que foi criado um calendário para que o México possa debater o tema da rastreabilidade bovina acompanhando o programa brasileiro sem que haja interrupção das exportações.
O ministro enalteceu também que a abertura do mercado de farinhas bovinas e suínas para o México trará mais competitividade e oportunidades ao Brasil.
Como forma de reciprocidade, Fávaro sinalizou ainda que o Brasil está abrindo mercado para o atum mexicano e seus derivados, e que deverá importar também pêssego e aspargos daquele país.
Arno Baasch – arno@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA

