São Paulo, 26 de agosto de 2025 – Em reunião pública da diretoria colegiada nesta terça-feira (26/8), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a revisão tarifária periódica da Equatorial Maranhão. Os índices irão vigorar a partir da próxima quinta-feira, 28 de agosto.
A distribuidora fornece energia elétrica para aproximadamente 2,2 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios do Maranhão.
Os novos índices aprovados foram de aumentos de 17,46% para os consumidores residenciais e no consumo cativo, altas de 17,77% para a baixa tensão e de 18,67% para a alta tensão, resultando em um efeito médio para os consumidores cativos de aumento de 17,90%.
Segundo a Aneel, o processo tarifário foi impactado pelos custos com distribuição, transporte e aquisição de energia, remuneração de investimentos da distribuidora e pagamento de encargos setoriais para subsidiar políticas públicas. O processo passou por consulta pública, em que recebeu contribuições por e-mail de 28 de maio a 11 de julho deste ano. No dia 12 de junho, foi realizada audiência pública em São Luís, na Reitoria do Instituto Federal de Educação do Maranhão.
Agência aprova revisão tarifária da Energisa Paraíba
O resultado da Revisão Tarifária Periódica de 2025 da distribuidora Energisa Paraíba (EPB) também foi aprovado pela diretoria colegiada da Aneel nesta terça-feira (26/8).
Os índices propostos que entram em vigor a partir de 28 de agosto foram de aumento de 13,50% para os consumidores residenciais e, no consumo cativo, altas de 13,94% para a baixa tensão e de 12,11% para a alta tensão, resultando em um efeito médio para os consumidores cativos de aumento de 13,59%.
A distribuidora atende cerca de 1,88 milhão de unidades consumidoras em municípios paraibanos.
Entre os fatores que mais impactaram estão custos com transporte, distribuição, compra de energia, encargos setoriais e componentes financeiros de anos anteriores.
O tema foi discutido com a sociedade por meio de audiência pública em João Pessoa (PB), em 18 de junho.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA

