O Banco Popular da China (PBOC) anunciou na noite desta terça-feira a manutenção das taxas de juros, em uma decisão já esperada pelo mercado, depois do corte de 0,1 ponto percentual (pp) feito em maio.
“Com a autorização do Banco Popular da China (BPC), o Centro Nacional de Financiamento Interbancário (NIFC) anunciou a Taxa Básica de Empréstimo (LPR) em 20 de agosto de 2025, da seguinte forma: a LPR de um ano é de 3,0% e a LPR de mais de cinco anos é de 3,5%. As taxas entrarão em vigor até a próxima divulgação”, diz o comunicado.
“As autoridades podem dar maior ênfase a medidas mais direcionadas ao mercado imobiliário e à demanda de consumo, como a política de subsídios a juros de empréstimos e subsídios a trocas”, afirma Ho Woei Chen, economista do UOB. “A perspectiva de um corte adicional de 0,50 ponto percentual na taxa de reserva compulsória (RRR) permanece”.
A China “deve continuar a envidar esforços em políticas macroeconômicas e aumentá-los no momento apropriado para promover a implementação contínua de políticas existentes e estabelecidas, mantendo a continuidade e a estabilidade das políticas”, disse o jornal oficial People’s Daily em um comentário na quarta-feira.

