A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), em seu relatório mensal sobre a commodity, divulgado hoje mais cedo, manteve a previsão de aumento de demanda em 1,3 milhão de barris de petróleo por dia (bpd) para 2025, e aumentou em 100 mil bpd a demanda para o próximo ano, que deverá ficar em 1,4 milhão de bpd.
“Em 2026, a demanda mundial de petróleo está projetada para crescer 1,4 milhão de bpd, na comparação anual, revisada para cima em 100 mil bpd em relação à avaliação do mês passado, apoiada por atividades econômicas favoráveis. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) deverá crescer cerca de 200 mil bpd, ano a ano, enquanto fora da OCDE espera-se uma expansão de 1,2 milhão de bpd”, diz um trecho do relatório.
Já a previsão de oferta para 2025 deve se manter em 800 mil bpd para países não pertencentes à Opep, e cair para 600 mil bpd em 2026. “Os principais motores desse crescimento devem ser os Estados Unidos, o Brasil, o Canadá e a Argentina”, continua o documento.

