A vice-presidente de Supervisão do Federal Reserve, Michelle Bowman, afirmou nesta terça-feira que a independência do Fed na definição da política monetária é “muito importante”. Em entrevista à CNBC, concedida antes de uma conferência de um dia sobre regulação bancária que ela está organizando no banco central, Bowman reforçou a necessidade de manter a autonomia da instituição frente a influências políticas.
“É muito importante que mantenhamos nossa independência no que diz respeito à política monetária”, declarou Bowman. Ela também destacou que essa independência traz consigo a responsabilidade de garantir transparência e prestação de contas. Segundo ela, desde que entrou para o conselho do Fed em 2018, tem sido essencial ouvir uma ampla variedade de opiniões para entender como diferentes setores percebem a economia e como esses pontos de vista devem influenciar as decisões de política monetária.
As declarações de Bowman acontecem em um contexto em que o presidente Donald Trump, que a nomeou originalmente para o Fed em seu primeiro mandato e recentemente a promoveu ao cargo de principal reguladora do sistema bancário, tem intensificado suas críticas ao banco central. Ele tem pressionado o Fed, especialmente seu presidente Jerome Powell, por não reduzir os juros conforme suas expectativas.

