São Paulo, SP – A Smart Fit divulgou o balanço do primeiro trimestre de 2025 (1T25), com lucro líquido de R$ 140,3 milhões, alta de 27% em comparação com o primeiro trimestre de 2024 (1T24). Segundo a companhia, o resultado reflete, principalmente, a alavancagem operacional do negócio, impulsionada pela rentabilidade consistente das unidades maduras e pelo sólido ramp-up das unidades inauguradas nos últimos anos.
O lucro líquido recorrente totalizou R$140,6 milhões no 1T25, um sólido crescimento de 22% em relação aos R$114,8 milhões no 1T24. Vale mencionar que o resultado do 1T24 ainda foi positivamente impactado pelo aproveitamento de créditos tributários decorrentes de prejuízos fiscais nas subsidiárias da Companhia, resultando em uma alíquota efetiva de IRPJ/CSLL maior no 1T25 frente ao mesmo período do ano anterior, mesmo com o impacto positivo da declaração de R$40 milhões de juros sobre capital próprio (JCP) realizada no trimestre.
O Ebitda atingiu R$ 520 milhões, alta de 32% versus o mesmo período do ano anterior, com margem Ebitda de 31%, queda de 0,4 ponto percentual em relação ao 1T24. Já a margem líquida recuou 0,4 pontos percentuais, chegando a 8,4%. Nos últimos 12 meses, o EBITDA totalizou R$ 1,8 bilhão, resultando em uma margem de 31,5%.
A receita líquida totalizou R$ 1,68 bilhão, representando um aumento de 33% em relação ao 1T24. Esse desempenho reflete, principalmente, o aumento de 19% na base média de alunos em academias próprias Smart Fit, impulsionado pela sólida expansão de 22% da rede média de unidades próprias da marca e pela maturação dessas academias, além do incremento de ticket médio de 12% frente ao mesmo período do ano anterior. No trimestre, a região Outros Países e México representou 57% da receita líquida, incremento de 2,2p.p. vs. o 1T24. Nos últimos 12 meses, a receita líquida totalizou patamar recorde de R$6 bilhões.
Ao final do 1T25, a companhia tem uma sólida posição de caixa de R$2.951 milhões e dívida bruta de R$ 5,965 bilhões, sendo 86% com vencimento no longo prazo. A dívida líquida ajustada era de R$ 3,115 bilhões, resultando em um índice de dívida líquida ajustada/EBITDA LTM, seguindo a definição das debêntures da Companhia, de 1,09x. Esse índice foi 0,07x inferior ao registrado no 4T24 reflexo da sólida geração de caixa operacional, que mais do que compensou o pagamento de juros sobre capital próprio (JCP) no 1T25 e os investimentos realizados no período.
“Vale comentar que o índice dívida líquida ajustada/EBITDA LTM, excluindo os efeitos do IFRS-16 relacionados a arrendamento de imóveis, terminou o 1T25 em 1,65x vs. 1,76x no 4T24. Consideramos esse patamar saudável, especialmente devido à alta previsibilidade de resultados da Companhia e o perfil de vencimento da dívida bastante alongado. Além disso, o índice dívida líquida ajustada/EBITDA 1T25 anualizado excluindo os efeitos do IFRS-16 relacionados a arrendamento de imóveis é de 1,50x”, destacou a companhia.
A companhia teve crescimento de 20% da rede de academias vs. 1T24, totalizando 1.759 unidades em 15 países da América Latina. Ao todo foram adicionadas 290 academias nos últimos 12 meses, com perspectiva de alcançar o guidance de aberturas de 340-360 em 2025. A base de alunos em academia atingiu a marca de 5,3 milhões no 1T25, alta de 16% em comparação ao 1T24. Ao todo foram adicionados 717 mil alunos em academias nos últimos 12 meses, refletindo a expansão da rede de unidades e os esforços assertivos na captação e retenção de clientes.
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
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