São Paulo – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, considera a política do banco central apropriada para o momento, apesar da crescente ameaça representada pelas tarifas do presidente Donald Trump.
“Os riscos de desemprego mais elevado e de inflação mais alta parecem ter aumentado, e acreditamos que a atual postura da política monetária nos deixa bem posicionados para responder de maneira oportuna a potenciais desenvolvimentos econômicos”, disse o líder do banco central durante sua coletiva de imprensa após a reunião do Comitê Geral do Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).
Powell também disse que o Fed permanece “totalmente focado” em seu duplo mandato, e que a manutenção das taxas se deu porque “os riscos de desemprego mais alto e de inflação mais elevada aumentaram”.
“As mudanças de política da nova administração nas áreas de comércio, imigração, política fiscal e regulação ainda estão em evolução e seus efeitos sobre a economia permanecem altamente incertos”, disse ele. “O Fed está bem posicionado para aguardar maior clareza antes de ajustar sua postura”, acrescentou.
Segundo o presidente do Fed, os níveis de tarifas anunciados atualmente podem levar a uma desaceleração do crescimento econômico e a um possível aumento da inflação de longo prazo.
“Se os grandes aumentos de tarifas que foram anunciados se mantiverem, é provável que gerem uma alta na inflação, uma desaceleração no crescimento econômico e um aumento no desemprego. Os efeitos sobre a inflação podem ser de curta duração, refletindo uma elevação única no nível de preços. Também é possível que esses efeitos inflacionários sejam mais persistentes”, disse Powell.
Sobre os próximos passos do Fed, ele ainda afirmou que o banco central não pretende cortar taxas de forma preventiva, já que a inflação ainda está acima da meta e as projeções apontam para novo aumento inflacionário no curto prazo.
“Não é uma situação em que podemos agir preventivamente, porque, na verdade, não sabemos quais serão as respostas corretas aos dados até vermos mais dados”, disse Powell. “Ainda é cedo demais para saber” se o emprego ou a inflação devem ter prioridade, diz Powell
Ele acrescentou que a taxa de juros está em um patamar adequado enquanto o banco central aguarda clareza sobre a política tarifária do presidente Donald Trump. Powell classificou a atual política monetária do Fed como apenas “moderadamente restritiva” e disse que o banco continuará monitorando os dados econômicos.
“Isso nos deixa em uma boa posição para esperar e ver”, disse Powell sobre o nível atual de juros em meio à incerteza gerada pelas tarifas. “Não achamos que seja necessário ter pressa. Podemos nos dar ao luxo de ser pacientes.”

