São Paulo, SP – A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, participou, junto com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, de reuniões com empresários, investidores e representantes do governo chinês na sede da Embaixada do Brasil na China, em Pequim.
Na ocasião, foi apresentado um panorama das atividades da Petrobras, especialmente na indústria naval, e destacado o potencial para ampliação dos estaleiros no Brasil. Além de Rui Costa e Magda Chambriard, estiveram presentes a diretora executiva da Petrobras, Renata Baruzzi, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, e representantes dos ministérios de Minas e Energia, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além do BNDES.
A presidente da Petrobras aproveitou o momento para convidar os investidores chineses para visitarem os estaleiros brasileiros. “Nós estamos aqui para propor a ampliação da parceria do Brasil e China no investimento em petróleo e gás. Entendemos que há oportunidades para empresas chinesas atuarem em parceria com os estaleiros brasileiros e acreditamos que o incremento da nossa cooperação trará benefícios para os nossos países. Viemos reforçar nossos laços de cooperação e propor novos negócios”, salientou Chambriard na abertura da reunião.
A presidente da Petrobras destacou ainda que até 2029 o portfólio de projetos da companhia é da ordem de US$ 111 bilhões. Desse total, US$ 77 bilhões são na área de Exploração e Produção (E&P). Do plano de investimentos anterior da Petrobras para o atual plano, a equipe da empresa sinalizou aos empresários e investidores que houve crescimento de 5%, em termos de valor, na área de E&P.
Já o presidente da subsidiária Transpetro, Sérgio Bacci, destacou a retomada da construção de navios no Brasil para indústria de petróleo. “Nós pretendemos contratar 25 navios até 2030. Temos estaleiros ociosos no Brasil e seria importante construirmos novas parcerias comerciais e tecnológicas. Em linha com as políticas públicas do governo brasileiro de estímulo à construção de navios no Brasil, reforçamos o convite ao conjunto de empresários para que possam avaliar as oportunidades que temos no setor”, disse.
Infraestrutura multimodal
Os compromissos de Rui Costa em Pequim nesta segunda-feira incluíram ainda reunião com representantes do Instituto de Pesquisa Econômica e Planejamento Ferroviário da China e da empresa CREC2, que realizaram visita ao canteiro de obras da FIOL, em Ilhéus, no dia 16 de abril. Uma das apostas do Governo Federal é o investimento em infraestrutura de transporte multimodal, conforme sinalizado pelo ministro da Casa Civil.
“Para o governo brasileiro e o presidente Lula é fundamental o investimento na infraestrutura e na logística a partir da utilização de vários modais, mas tendo como carro chefe o modal ferroviário. O objetivo central é não só atender o Brasil, mas integrar a América do Sul por meio da infraestrutura logística”, pontuou Rui Costa.
Ainda tratando sobre investimentos em infraestrutura viária, a comitiva do governo do Brasil se reuniu com a CRRC que tem forte atuação na produção de trens de alta velocidade, sendo uma das maiores fornecedoras de material rodante do mundo.
Saúde
Os investimentos na área de tecnologia em saúde também estão na mesa de discussão e a possibilidade de parcerias entre empresas chinesas e brasileiras foi tratada em reuniões com a presença do ministro da Casa Civil e em outras agendas paralelas conduzidas por equipes técnicas dos ministérios.
Copyright 2025 – Grupo CMA

