Logo (4)
COTAÇÕES
Dólar
R$ 5,92
Euro
R$ 6,45

Consumo consolidado nas distribuidoras da Energisa cresce 2,9% em fevereiro e 1,8% no acumulado de 2025

Links deste artigo

O consumo consolidado de energia elétrica nas áreas de concessão do Grupo Energisa cresceu 2,9% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano anterior, para 3.515 gigawatts-hora (GWh). As classes que mais contribuíram para o resultado foram a residencial, industrial e comercial. O calendário de faturamento maior em 8 das 9 das empresas (0,5 dia no agregado), temperaturas acima da média na maioria dos dias do mês, em especial nas concessões EMR e ESS, além do bom desempenho da cadeia de alimentos e de minerais foram decisivos.

No mês, todas as 9 distribuidoras apresentaram alta no consumo de energia em suas áreas de concessão, em especial a EMR (+8,5%), ESE (+4,7%), ESS (+3,8%), EMS (+3,0%) e EPB (+2,9%). A classe residencial com alta de 6,1%, direcionou o aumento de consumo em 8 das 9 concessões, em meio aos fatores já mencionados, com destaque para a EMR, ESS e EMS. A exceção foi a ETO, onde o consumo industrial direcionou o resultado mensal, puxada pela produção de alimentos, embora o os clientes residenciais também tenham aumentado o consumo em fevereiro. Vale frisar que a classe industrial (+2,1%) avançou em 7 das 9 empresas e registrou alta de 2,1% com os maiores crescimentos na ETO (+21,4%), EMR (+9,5%%) e ESE (+3,3%), puxadas por alimentos, minerais (ETO), têxtil e borracha/plástico (EMR) e Óleo e Gás (ESE). A classe comercial apresentou crescimento de 1,1%, sendo as concessões que mais impactaram esse resultado: EPB (+3,2%), EMT (+1,6%) e ESS (+2,9%). O aumento de consumo da cadeia de alimentos (armazéns e supermercados), call centers, instituições de saúde e educação.

A classe outros apresentou redução no consumo, registrando -1,8% o resultado do mês foi direcionado pelas concessões EMS (-3,7%), EMT (-1,5%) e ERO (-3,5%), sobretudo a iluminação pública, com programas de eficiência energética. Por fim, a classe rural, registrou queda puxada pelas concessões EMT e EPB, com agropecuária e irrigantes puxando, lembrando que a base fev/24 foi elevada.

Consumo nos dois meses de 2025

O consumo de energia elétrica no mercado cativo e livre (7.040 GWh) avançou 1,8% frente ao 1o bimestre de 2024, direcionado pelo desempenho de fevereiro. Das 9 distribuidoras, 7 apresentaram crescimento no consumo, sobretudo na a EPB (+5,2%), ESE (+5,5%) e EMR (+5,6%). As classes residencial e industrial direcionaram a alta.

Compartilhe

  • Deixe uma resposta
    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PLATAFORMA SAFRAS

Ganhe uma visão uniforme e aprofundada do agronegócio com a Plataforma Safras: acesse análises, preços comerciais, fretes, paridades, estatísticas, indicadores, notícias, gráficos e baixe relatórios em um único lugar!

TUDO SOBRE O AGRONEGÓCIO

 GLOBAL EM UM SÓ LUGAR

Ver Pacotes
Group 139 1

CADASTRE SEU E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O AGRONEGÓCIO.

Cadastrar