São Paulo, 28 de fevereiro de 2025 – A fabricante de produtos químicos alemã Basf publicou os resultados do quarto trimestre de 2024, com prejuízo de 786 milhões de euros, menor que o 1,587 bilhão de euros registrados no mesmo período de 2023. Já as receitas foram de 15,856 bilhões de euros, praticamente estáveis na mesma base de comparação.
Já em todo o ano de 2024, o lucro ficou em 1,298 bilhão de euros, 475,8% superiores ao registrado em 2023. As receitas somaram 65,26 bilhões de euros, 5,3% inferiores na mesma base de comparação.
Segundo a empresa, os resultados refletem a melhoria nos resultados das empresas não integrais contabilizadas pelo método de equivalência patrimonial. Esse efeito foi impulsionado especialmente por um ganho de 390 milhões de euros com a venda de ativos da Wintershall Dea para a Harbour Energy.
A Basf afirma que os aumentos consideráveis de volume nos negócios principais, juntamente com um leve crescimento de volume em Soluções Agrícolas, mais do que compensaram a diminuição nos volumes de vendas em Tecnologias de Superfície, que foi causada pelo fraco desempenho da indústria automotiva. No entanto, o declínio geral nas vendas deveu-se principalmente à redução de preços impulsionada pela concorrência em todos os segmentos. Um declínio particularmente acentuado foi observado nos preços de metais preciosos no segmento de Tecnologias de Superfície. Efeitos cambiais também impactaram negativamente o desempenho das vendas.
No setor agrícola, impulsionado por herbicidas, particularmente o glufosinato de amônio (GA), o EBITDA antes de itens especiais no quarto trimestre de 2024 subiu 78,7% em comparação com o forte primeiro semestre do ano anterior, atingindo 394 milhões de euros.
No geral, no quarto trimestre, as receitas da produção química cresceram 3,9%, a de materiais caíram 3,2%, a de soluções industriais subiram 0,5%, e a de nutrição e cuidados caíram 0,5%.
Na divisão por países, houve queda nas vendas em duas das regiões onde a Basf atua. Na Europa, foi de 4,1%; e na Ásia-Pacífico, de 3,1%. Já na região da América do Sul, África e Oriente Médio, as vendas subiram 7,3%. Na região da América do Norte, as vendas subiram 6,1%, e as vendas na Grande China ficaram 5,8% abaixo do valor do mesmo período do ano anterior.
Vanessa Zampronho / Safras News
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