Porto Alegre, 10 de fevereiro de 2025 – A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta segunda-feira com preços em forte alta.
Os contratos com entrega em março/2025 fecharam a 429,05 centavos de dólar por libra-peso, com valorização de 24,70 centavos, ou de 6,10%. A posição maio/2025 fechou a 421,10 centavos, com ganho de 24,40 centavos, ou de 6,15%.
O rali do café arábica continuou hoje, com os preços atingindo um recorde pela 13ª sessão consecutiva, com relatos de um sistema de clima quente e seco se formando nas áreas de café do Brasil, deixando os produtores bem capitalizados relutantes em vender.
Enquanto isso, os torrefadores ainda estão curtos de estoques e ansiosos para comprar.
Os preços subiram cerca de 25% até agora neste ano, após subirem 70% no ano passado.
Há preocupação no mercado sobre os baixos estoques no Brasil, que produz quase metade do arábica do mundo.
Os produtores locais comercializaram cerca de 85% da safra atual e não têm pressa em vender mais café com preço em dólar, especialmente com o real brasileiro se fortalecendo e reduzindo seus retornos em termos de moeda local.
Os negociadores dizem, no entanto, que o rali do arábica se tornou, até certo ponto, autoperpetuante e fora de sincronia com os fundamentos.
“Há aqueles que acreditam que a próxima colheita brasileira pode ser melhor do que o esperado, não tanto a ponto de superar a do ano passado, mas o suficiente para tornar a perspectiva um pouco mais positiva”, disse o trader Icona Cafe.
Enquanto isso, os especuladores de arábica da ICE – essenciais para impulsionar o aumento atual de preços – cortaram sua posição líquida longa, ou apostas em mais ganhos de preço, em 3.130 contratos para 50.333 contratos na semana até 4 de fevereiro, mostraram dados do setor.
Além disso, os estoques certificados em bolsa começaram a subir, com mais a caminho. Dados oficiais mostram que os estoques pendentes de classificação ou controles de qualidade aumentaram em quase 6.000 sacas no final de janeiro para quase 130.000 sacas.
Com informações da Reuters.
Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA