Porto Alegre, 5 de fevereiro de 2025 – A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica fechou a sessão de hoje com cotações em forte alta.
Os contratos com entrega em março/2025 do café arábica encerraram a sessão negociados a 397,75 centavos de dólar por libra-peso, alta de 14,40 centavos (+3,75%) ante ao fechamento anterior. No fechamento, maio/2025 tinha cotação de 390,65 centavos (+3,5%).
Os futuros atingiram um novo recorde pela décima sessão consecutiva, com a posição março indo a 401,10 centavos.
O mercado tem sido sustentado por uma queda esperada na produção do maior produtor, o Brasil, na próxima temporada, mas analistas também dizem que o mercado tem uma lógica própria neste ponto, com a compra por especuladores levando outros especuladores a comprar.
Os especuladores temem ser pegos no lado errado do rali, como aconteceu no ano passado com o cacau, e também se preocupam que, com a demanda por café sendo amplamente inelástica, o mercado esteja a caminho de registrar um déficit nesta temporada.
Também há preocupações entre os participantes do mercado de forma mais ampla de que o presidente dos EUA, Donald Trump, possa impor tarifas comerciais aos países sul-americanos que são os principais produtores de café.
Com informações da Reuters.
Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA