São Paulo, 3 de dezembro de 2024 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta terça-feira em alta, sob efeito do desempenho forte das bolsas norte-americanas no dia anterior. Mas as tarifas comerciais do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não saíram do foco dos investidores.
Os futuros do S&P 500 e do Nasdaq de hoje apontaram para uma leve alta depois que os índices à vista renovaram seus picos recordes na segunda-feira, ajudados por fortes ganhos na maioria das chamadas Magnificent Seven, ações de grandes empresas de tecnologia, incluindo uma alta de 3% na Meta e Tesla.
“As proteções de ações foram desfeitas, o que demonstra que o mercado está confiante em uma alta no final do ano”, disse Chris Weston, chefe de pesquisa da Pepperstone, referindo-se à alta das ações dos EUA, e particularmente do “MAG7”.
Há a expectativa também de alta nas taxas de juros por parte do Banco do Japão (BoJ), na reunião do dia 19 de dezembro. “Embora o iene tenha se fortalecido um pouco recentemente, ele ainda permanece mais fraco do que há alguns meses. Com o governador Ueda [Kazuo Ueda, governador do BoJ] sinalizando uma política mais restritiva, os mercados financeiros passaram a adotar nossa visão de longa data de que o BoJ aumentará as taxas de juros para 0,5% em dezembro. Agora, esperamos que o BoJ eleve as taxas para 1% até o final de 2025 e para 1,25% até o final de 2026, bem acima do consenso de analistas, que projeta 0,8%”, afirmam os analistas da Capital Economics.
As ações de Hong Kong fecharam em alta, com o Hang Seng Index subindo 1%. “O sentimento do investidor foi impulsionado pelas expectativas das potenciais medidas de estímulo econômico da China”, disseram analistas do UOB.
Já o índice de Xangai subiu 0,4%. Os destaques da sessão foram para as ações de automóveis e bancos. A Guangzhou Automobile subiu 10% em meio ao sentimento positivo após a empresa anunciar uma parceria de veículos elétricos com a Huawei no fim de semana.
As ações japonesas fecham em alta, lideradas por ganhos em ações de eletrônicos e máquinas, já que sinais de melhora econômica dos EUA aumentam as esperanças de crescimento dos lucros. Por outro lado, os investidores estão se concentrando em quaisquer desenvolvimentos sobre potenciais tarifas dos EUA e a guerra na Ucrânia.
O Kospi, índice de referência da Coreia do Sul, subiu 1,9%, liderado por ações de defesa, varejo e semicondutores. Os ganhos de Wall Street durante a noite impulsionaram o sentimento. A fabricante de chips de memória SK Hynix subiu 3,8%. A fabricante de veículos blindados Hyundai Rotem subiu 6,8%. Enquanto isso, a fabricante de baterias para veículos elétricos LG Energy Solution terminou 1,4% mais alta, revertendo suas perdas iniciais após o plano da General Motors de vender sua participação em uma fábrica conjunta com a LG em Michigan.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +1,91%; 39.248,86 pontos
Hang Seng (Hong Kong): +1,00%; 19.746,32 pontos
Xangai Composto (Xangai): +0,44%; 3.378,81 pontos
Kospi (Seul): +1,86%; 2.500,10 pontos
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA