Porto Alegre, 29 de novembro de 2024 – Informações divulgadas pela Rural Clima indicam que os próximos dias devem ser marcados por chuvas na Região Sul do Brasil. A meteorologista Ludmila Camparotto afirma que houve precipitações na semana em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul e de São Paulo que há algum tempo não ocorriam.
No começo da próxima semana, um novo sistema deve avançar pela Região Sul, levando chuvas bastante significativas, pegando áreas do Rio Grande do Sul, Paraguai, Paraná, Mato Grosso do Sul. “Esse sistema deve avançar para o Sudeste também. Então a primeira semana de dezembro vai ser de chuvas, primeiramente na Região Sul e, depois, na faixa central do Brasil”, informa.
Ludmila acrescenta que a região central do Brasil seguirá com boas pancadas de chuvas, com alguns volumes esperados também para a região do Matopiba.
Paraguai
De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, o Paraguai registrou chuvas ontem no sul e no norte do país, mas de forma irregular. A tendência para os próximos dias é de continuidade das instabilidades, embora as chuvas devam ficar mais irregulares e localizadas, especialmente entre hoje e amanhã.
O modelo europeu sinaliza a possibilidade de um pouco mais de chuvas sobre o norte do Paraguai, mas as precipitações devem ficar muito manchadas e com baixa intensidade. O modelo americano também coloca essas chuvas, mas de um modo um pouco mais intenso, especialmente nas regiões de fronteira com a Argentina e o oeste do Paraná. “O grande ponto positivo dessas chuvas é que ela trouxe umidade para a atmosfera”, comenta.
Na segunda-feira (2), um novo sistema deve avançar e provocar chuvas mais abrangentes no sul do Paraguai, até com volumes mais elevados. Já na região central e do Chaco os volumes podem ser mais irregulares. “Depois esse sistema deve avançar em direção ao Mato Grosso do Sul, deixando o tempo mais instável”, comenta.
Ludmila informa que os primeiros dez dias de dezembro devem ser marcados por melhores chuvas no Paraguai, enquanto a segunda quinzena do mês deve apresentar precipitações mais irregulares sobre o país.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA