Porto Alegre, 10 de janeiro de 2025 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, o fenômeno climático La Niña foi confirmado ontem (9), embora deva ter uma intensidade fraca e curta duração. A expectativa é de que seus efeitos sejam sentidos até abril, quando o clima deve entrar em neutralidade.
De acordo com a meteorologista Bruna Peron, por conta do La Niña, os volumes de chuvas devem ser reduzidos nos meses de janeiro e de fevereiro em boa parte do Rio Grande do Sul e da Argentina. Entretanto, está prevista uma melhor distribuição de chuvas pelo Brasil em fevereiro na comparação este mês, com volumes melhores esperados para o norte do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Para o curto prazo, prosseguem as instabilidades sobre a região centro-norte do Brasil nos próximos dias. Até a próxima semana as chuvas devem prosseguir sobre áreas de Mato Grosso, Goiás, centro-norte de Minas Gerais, Matopiba e Pará.
Bruna destaca que entre os dias 16 e 17, os corredores de umidade devem começar a se deslocar em direção ao centro-sul do país, favorecendo o retorno das chuvas sobre Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
No próximo final de semana, uma frente fria deve voltar a trazer chuvas irregulares sobre áreas da Argentina, Paraguai e os estados de Região Sul. Mas essa frente fria deve se deslocar rapidamente por essas áreas, com o tempo voltando a ficar aberto a partir do dia 20 de janeiro.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA
tlover tonet
Hola! I’ve been following your website for a long time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Atascocita Tx! Just wanted to say keep up the excellent job!
tlover tonet
I truly appreciate this post. I?¦ve been looking all over for this! Thank goodness I found it on Bing. You’ve made my day! Thank you again