UPL reduzirá 40% das emissões de gases de efeito estufa até 2026, afirma CEO

588

Porto Alegre, 14 de novembro de 2024 – A UPL deve reduzir 40% de suas emissões de gases de efeito estufa (as diretas e as geradas pela aquisição de energia) no Brasil até 2026. O compromisso público foi anunciado pelo CEO da empresa no país, Rogério Castro, durante a abertura da quarta edição do Fórum Planeta Campo, em São Paulo. A redução se dará na comparação com 2021, ano em que a empresa passou a realizar seu inventário de carbono. Em 2023, houve a diminuição de 25%, segundo o Relatório de Sustentabilidade da UPL.

Rogerio Castro afirmou: ”Já usamos energia limpa em nossas fábricas – que são duas no Brasil. A cada dia tornamos nossos processos menos intensivos em carbono. Também vamos apoiar a bioeconomia da Amazônia com a aquisição de créditos de carbono de alta integridade para neutralizar as nossas emissões residuais. Além disso, temos diversas outras iniciativas, sendo uma delas a criação de grande programa de compliance socioambiental, para apoiar produtores rurais de todos os tamanhos, que será anunciada em breve”.

O CEO da UPL Brasil também destacou a participação da empresa no programa Soja Baixo Carbono (SBC), parceria público-privada mantida sob a liderança técnica da Embrapa Soja, e coordenado pela chefe de pesquisa e desenvolvimento da unidade, a doutora Roberta Carnevalli. ”O programa é uma coalizão setorial de grande importância para o Brasil, pois envolve a definição das diretrizes técnicas para mensurar a eficiência das emissões na produção de soja, que é a cultura de maior extensão no país”, destacou.

Para Rogério, projetos como o SBC mostram ”para o mundo que o Brasil produz de uma forma extremamente sustentável”. Esse, aliás, é um dos tópicos que embasam o compromisso global da UPL, cuja meta é reimaginar a sustentabilidade na produção de alimentos. A prestação de contas sobre as ações de sustentabilidade da companhia está no relatório disponível no site uplcomunica.com.br, abrangendo ainda questões sociais e de governança.

As informações são da assessoria de imprensa da UPL.

Revisão: Pedro Diniz Carneiro – pedro.carneiro@safras.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA