Minerva destaca que mercado de carne bovina segue com demanda crescente no mundo e oferta restrita

141
Minerva

Porto Alegre, 7 de novembro de 2024 – Em teleconferência de resultados relativos ao terceiro trimestre de 2024, a Minerva Foods destacou que o cenário para a carne bovina segue bastante otimista para os próximos trimestres. Para o CEO da companhia, Fernando Galletti de Queiroz, o mercado de carne bovina segue com uma demanda crescente e uma oferta bastante restrita e o cenário nunca foi tão favorável para fornecedores da América do Sul em geral.

Queiroz destaca que a empresa passou a atuar com 46 unidades industriais em 7 países com a aquisição de novas plantas, o que abre grandes oportunidades para a companhia atender a demanda por carne bovina global através da América do Sul. “Seguimos com um ótimo posicionamento, tanto que a Minerva segue liderando as exportações de carne bovina no continente, com 20% do market share”, comenta. “Com o mercado externo favorável, a América do Sul ocupa um espaço muito importante no mercado global”, acrescenta.

Outro ponto interessante ressaltado por Queiroz é que, a exemplo de outros países, a Minerva passou a contar com 100% das fazendas fornecedoras de carne bovina no Uruguai monitoradas contra o desmatamento ilegal.

Sobre mercados potenciais para a Minerva, Queiroz informa que os Estados Unidos seguem com uma demanda resiliente por carne bovina, mesmo enfrentando um dos menores ciclos de oferta da história. Segundo ele, a Europa também enfrenta dificuldades na produção, o que abre oportunidades de negócios.

No caso da China, terceiro maior produtor de carne bovina do mundo, Queiroz ressalta que o país passou por um grande abate de fêmeas no último ano, sem que houvesse uma reposição de bezerros. Assim, a sua demanda interna tende a ser substituída pela exportação. “Já observamos mudanças nos preços pagos, que saíram de US$ 4.500 por tonelada para US$ 5.400 por tonelada pelos chineses, o que mostra uma maior necessidade de importação para atender a demanda interna”, pontua.

Arno Baasch – arno@safras.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA