Porto Alegre, 1 de novembro de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a primeira semana de novembro deve ser marcada por chuvas mais generalizadas na faixa central do Brasil. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, dois sistemas devem atuar no Sul do Brasil nos próximos dias.
Hoje um sistema se forma entre o norte da Argentina e o Paraguai e ele deve avançar para a Região Sul do Brasil no final de semana. Assim, chuvas deverão atingir boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais e boa parte de Minas Gerais no final de semana. Na região do Matopiba, pancadas até podem ocorrer no final de semana, mas as chuvas seguirão limitadas.
No domingo (3), uma nova frente fria se formará entre a Argentina e o Uruguai, levando chuvas de melhor volume para as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Na quarta-feira (6), o tempo deve abrir no Rio Grande do Sul, mas as chuvas devem prosseguir nas demais áreas da Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Mais para o final da próxima semana, essas frentes frias devem avançar e chegar até a região Norte do Brasil, consolidando as chuvas, que poderão atingir, no sábado (9), áreas do Piauí, Maranhão, Tocantins e Oeste da Bahia.
Para o mês de novembro, Santos estima que as temperaturas deverão ser mais amenas em todo o Brasil em comparação ao mesmo mês do ano passado. Tanto nesse mês, quanto em dezembro, chuvas devem atingir praticamente todo o Brasil. “Para os meses de janeiro e fevereiro fica o alerta de que pode haver excesso de chuvas na faixa central do Brasil”, destaca.
Santos acrescenta que o La Niña pode vir a se consolidar a partir deste mês de novembro, embora o fenômeno deva apresentar uma intensidade fraca.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA