Por ser um caso isolado, gripe aviária em suínos nos EUA deve ter impacto limitado no mercado – Safras

1019
Imagem: Reprodução Pixabay

Porto Alegre, 31 de outubro de 2024 – Por ser um caso isolado, a detecção de um caso de gripe aviária da cepa H5N1 em uma pequena fazenda doméstica de suínos no estado de Oregon, nos Estados Unidos, deve ter um impacto limitado no mercado, segundo a avaliação do analista de Safras & Mercado, Allan Maia. “Por enquanto não muda nada, por ser uma notificação isolada. Mas será preciso acompanhar para ver se haverá outros casos ou não, uma vez que a gripe aviária já foi detectada anteriormente também em bovinos de leite e em aves norte-americanas”, avalia.

Caso haja maiores desdobramentos, com interrupção, por exemplo, das vendas de carne suína dos Estados Unidos, o Brasil poderia vir a ser beneficiado. “Os Estados Unidos se tornarão o maior exportador global neste ano, competindo diretamente em mercados que o Brasil também atua, principalmente os asiáticos. Os norte-americanos também são os maiores fornecedores de carne suína ao México. O Brasil já exporta a proteína para os mexicanos, mas está em busca de ampliar os volumes embarcados”, sinaliza Maia.

A detecção de gripe aviária em suínos preocupa mais com relação a possíveis mutações que o vírus possa vir a ter, ameaçando a saúde humana, embora Maia acredite que ainda é cedo para avaliar se haveria um maior risco, justamente por se tratar de um caso isolado.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch – arno@safras.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA